Maquiagem após a depilação

Maquiagem após a depilação

Atualizado: Quarta-feira, 17 Agosto de 2011 as 9:47

Atire a primeira pedra quem nunca ficou com alguma área do corpo avermelhada após a depilação. No rosto então, esse efeito pode ser multiplicado por conta da sensibilidade da pele, principalmente na região do buço. Tão comuns quanto esse problema são as táticas para disfarçar vermelhidões, manchas e outras alterações.

“A depilação  facial deve ser feita com cuidado redobrado por ser uma área mais sensível, pois a proteção natural da pele é removida e a exposição ao Sol pode aumentar as chances de aparecimento de manchas”, explica Julinha Lazaretti, diretora da Alergoshop, empresa especializada no desenvolvimento de produtos antialérgicos. “O processo depilatório, mesmo o mais cuidadoso, altera a coloração da pele logo após a aplicação. Por isso, é recomendável o uso de um corretivo leve, preferencialmente os que possuem vitamina E, com agentes regeneradores da pele”. A especialista aconselha o uso de maquiagens livres de parabenos, lanolina e fragrâncias.

Na opinião da Dra. Cristiane Dal Magro, quem faz depilação ou qualquer outro tipo de procedimento na face, inclusive tratamentos dermatológicos, deve sempre optar por produtos hipoalergênicos. “Em casos de ferimentos, é recomendável evitar o uso de maquiagem para que não atrapalhe o processo de cicatrização. Podem ser utilizados cremes que estimulam a reparação do tecido lesado e curativos oclusivos, que funcionam como uma ‘segunda pele’, estimulando a cicatrização”, afirma a dermatologista.

Se houver queimaduras leves, é necessário esperar pelo menos 24 horas até a aplicação de corretivo hipoalergênico para disfarçar o estrago. “Bolhas são ainda mais delicadas, pois não se deve estourá-las nem aplicar nenhum produto sem orientação médica”, diz Julinha. Nesta situação, o ideal é evitar qualquer exposição solar por no mínimo 2 meses.

Cinco dicas para usar make-up após a depilação facial:

1 - Evitar o uso de maquiagem imediatamente após o procedimento. Podem ser usados cremes calmantes;

2 - Utilizar produtos hipoalergênicos (informação encontrada no rótulo dos produtos);

3 - Usar filtro solar antes da maquiagem para prevenir o surgimento de manchas;

4 - Para finalizar a maquiagem utilize um pó compacto aplicado com um pincel macio evitando mais atrito na região já sensibilizada pela depilação

5 - Remover a maquiagem com cuidado para não ferir a pele, usando demaquilantes também hipoalergênicos.

veja também