Maquiagem de qualidade não é a mais cara

Maquiagem de qualidade não é a mais cara

Atualizado: Quinta-feira, 4 Março de 2010 as 12

Com tantas opções de maquiagens expostas em farmácias e perfumarias e com as propagandas maravilhosas das revistas e da TV, fica difícil resistir à tentação da compra. São cores incríveis, texturas macias e diferentes, novidades que prometem uma pele de pêssego e lábios de Angelina Jolie. Mas será que é verdade?

Mas para saber no que vale a pena gastar a mais, conversamos com a dermatologista Ursula Metelmann, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que adiantou que, principalmente no caso de produtos como base e pó, é necessário gastar mais para ter um produto de qualidade.

- Para não correr o risco de ficar com a pele irritada, é sempre bom entender o que o produto contém. O ideal é procurar bases mais leves, que não obstruem os poros, sem óleo e, de preferência, com fator de proteção solar.

No caso do pó, para não ficar com o rosto com aspecto pesado e artificial, o ideal é apostar nas versões minerais, que já são mais caras por conter substâncias que fazem bem para a pele.

Já no caso do blush, é possível encontrar produtos mais baratos e, ainda assim, de boa qualidade. Porém, existem texturas que se adaptam melhor a certos tipos de pele. O blush líquido, por exemplo, pode até ser mais em conta, mas não cai bem em peles com muitas marcas e espinhas.

De acordo com Ursula, a máscara para cílios é o item de maquiagem que mais vale o investimento alto.

- A área dos olhos é muito sensível e, por isso, é necessário muito cuidado na hora de escolher os produtos. Se você já conhece a marca, melhor. Porém, o rímel deve ser escolhido com muita cautela, pois muitos contêm grande quantidade de níquel, que é uma substância com alto poder de dar alergia. Além disso, maquiagens com pouco poder de fixação, ou que borram e escorrem facilmente, podem irritar os olhos. Por isso, eu recomendo as versões à prova d´água.

Hoje em dia existem muitas máscaras para cílios que não são à prova d´água, mas que só saem com água quente, soltando dos cílios com muita facilidade e agredindo menos a pele.

O batom é o item de beleza mais fácil de encontrar a preço baixo. Ursula apenas sugere que ele contenha fator de proteção solar e que contenha agentes hidratantes e vitaminas.

por Nadia Heisler

veja também