Maquiagem definitiva requer cuidado

Maquiagem definitiva requer cuidado

Atualizado: Quarta-feira, 30 Novembro de 2011 as 8:07

A técnica de micropigmentação, ou maquiagem definitiva, ganha cada vez mais adeptas entre as brasileiras. Por motivos variados, as mulheres estão procurando profissionais qualificados para realizar a técnica, como as de idade avançada que buscam, principalmente, corrigir a falha das sobrancelhas; e as mais jovens que querem ter olhos sempre delineados e sobrancelhas bem-feitas sem muito trabalho.

Todo mundo acredita que a maquiagem definitiva não sai nunca mais, o que não é verdade. O resultado dura entre dois e quatro anos, dependendo dos cuidados de cada uma. “É importante não tomar sol nos 28 dias que seguem a realização da sessão. Também é recomendado não tirar as casquinhas que nascem no local da aplicação. E, para ajudar o processo de cicatrização, aplicar uma pomada com vitaminas A e E, que melhora o aspecto durante a cicatrização e potencializa o resultado”, afirma a Eliana Giaretta instrutora e técnica em micropigmentação estética e paramédica.  

Foto: Shutterstock

Evolução da técnica

Graças ao aumento da demanda, profissionais estão buscando cada vez mais especializações, até mesmo fora do Brasil, o que torna a técnica mais segura e o resultado mais satisfatório e natural. 

Cristiane Camargo Pasquini, técnica em micropigmentação formada pela Society of  Permanent Cosmetic Professionals nos Estados Unidos, afirma que muitos tatuadores oferecem a técnica, mas os procedimentos são completamente diferentes, e sem a correta formação, o efeito pode ficar assustador. “O mesmo profissional que faz um dragão lindo não sabe fazer uma sobrancelha, sem contar que o material que eles utilizam é diferente. Se eu usar uma tinta preta normal para delinear olho, a tinta vai escorrer e o resultado ficará péssimo”, afirma.  

Para ter certeza de que está você está em boas mãos, tome alguns cuidados. “É importante que o profissional solicitado analise o quadro clínico do paciente também. A anamnese é um momento de extrema importância na qual serão avaliados os quesitos cicatrização, ocorrência de quelóides e tudo o que possa prejudicar o resultado. Até mesmo remédios podem alterar o desenho”, explica Eliana. 

Além de toda a pesquisa, não tenha medo e peça um teste antes de realizar o procedimento para saber como vai ficar resultado. O profissional deve fazer isso a lápis.  

Fuja das promoções

Quem realmente procura um bom profissional, sabe que o preço é um pouco salgado, em torno de R$ 500. “Antes de qualquer coisa, mesmo que se trate de um profissional com certificado, peça referências, procure trabalhos antigos e sempre desconfie de preços muito baratos. As condições de higiene também alteram significativamente o resultado”, diz Eliana.

veja também