Maquiagem e irritação nos olhos

Maquiagem e irritação nos olhos

Atualizado: Sábado, 13 Fevereiro de 2010 as 12

A apresentadora Sabrina Sato recentemente teve uma forte irritação nos olhos após uma sessão de fotos. Parece que foi algum produto usado em suas unhas postiças. Inicialmente pensou-se em maquiagem, mas nada ainda foi comprovado. De qualquer maneira, esse é um assunto para se prestar atenção. A gente adora maquiagem, mas esquece que os olhos são sensíveis e podem ser contaminados facilmente.

A oftalmologista Luciana Guimarães, da Quality Estética e Saúde (www.qualityesteticaesaude.com.br), alerta que o mau uso ou o uso excessivo da maquiagem pode provocar irritações oculares. Pesquisa realizada por profissionais do Instituto Penido Burnier, em Campinas, SP, especializado em doença dos olhos, aponta que duas em cada 10 mulheres apresentam blefarite recorrente (inflamação das pálpebras) ou conjuntivite.

"Seguir alguns cuidados básicos com a maquiagem podem deixar a pessoa mais bonita sem riscos de irritações nos olhos. Por isso, uma das primeiras medidas de prevenção é verificar o prazo de validade do produto. Depois, observar se o rótulo tem uma indicação de que foi testada oftalmo e dermatologicamente para aquele determinado uso", diz a doutora. Além disso, a oftalmologista avisa que quem já apresenta sensibilidade nos olhos pode piorar a irritação ocular. Compartilhar produtos também não é recomendável. Nem de maquiagem nem colírios. As sensações de irritabilidade dos olhos variam de sensação de ardor, coceira persistente e reações alérgicas aos componentes químicos dos produtos.

"Independentemente da freqüência do uso dos produtos, todas as mulheres devem se lembrar que retirar a maquiagem e limpar bem os olhos antes de dormir é essencial", finaliza a dra. Luciana.

A dra. Luciana Guimarães é oftalmologista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP e pós-graduada em Glaucoma. Autora de vários artigos científicos, tais como: Glaucoma, Herpes Ocular, Síndrome do Olho Seco entre outros.

por Celia Pardi

veja também