Maquiagem no inverno protege contra descamações

Maquiagem no inverno protege contra descamações

Atualizado: Terça-feira, 23 Agosto de 2011 as 2:31

  Inverno é a estação favorita de quem adora uma boa maquiagem. Os dias cinzentos, a moda mais elaborada e cheia de detalhes quase que pedem por uma produção caprichada pelos cosméticos muito úteis, aliás, contra o ressecamento causado pelos dias frios.  

Aproveite e faça uma limpeza na penteadeira: jogue fora tudo o que já tiver perdido a validade ou produtos que estejam com rachaduras, endurecidos ou quebradiços. Troque tudo pelas cores da estação e fuja da pele amarelada, comum quando o bronzeado do verão começa a desbotar pela falta de sol.

Para Kleyton Peres, maquiador do salão Walter's Coiffeur do Fashion Mall, no Rio de Janeiro, uma loção hidratante facial e um bom demaquilante são o primeiro passo para dar um fim na aparência de frigorífico. Outros produtos que são indispensáveis são a base, corretivo, pó facial, rímel, delineador e gloss. Nesses meses o melhor são cores como marrom e dourado.

"Se tiver de escolher, não dispenso o corretivo e a base, que disfarçam as imperfeições da pele e também amenizam as  olheiras " , explica o maquiador visagista Douglas Cruz, do salão Planet Hair, de São Paulo. Mas, antes de qualquer procedimento, é preciso que a pele esteja limpa, hidratada e protegida com um filtro solar.

Segundo Douglas, o corretivo deve ser da cor da pele e aplicado, de forma uniforme, somente nos pontos a serem corrigidos. O mesmo vale para a base. Ela deve ser espalhada suavemente em todo o rosto e pescoço, com o auxílio de uma esponja. Cuidado com o excesso do produto, para a pele não ficar manchada , enfatiza o maquiador. Cruz montou um kit básico que não pode faltar na sua nécessaire: 1.     Hidratante com filtro solar;

2.   Base num tom muito próximo da pele, que deve ser muito bem espalhada;

3.   Corretivo no tom da pele, para disfarçar olheiras e as imperfeições da pele;

4.   Pó compacto também no tom da pele;

5.   Sombra (opcional) em tons claros como bege, pérola ou marrom;  

6.   Lápis de olho ou delineador (opcional) quando aplicado na pálpebra superior ajuda a realçar os olhos;

7. Rímel incolor ou preto aumenta os cílios e ajuda a levantar o olhar;

8.   Gloss ou batom cor de boca;

9.   Blush (opcional) - deve ser aplicado discretamente com um pincel grosso, nas cores pêssego ou terra.

Para aumentar seu leque de opções, o maquiador, visagista e consultor de imagem Anderson Bueno montou três tipos de nécessaire para diferentes tipos de mulheres, todos proporcionando makes completos: Nécessaire econômica:   Base, sombra opaca clara, máscara de cílios preta e batom   cor de boca.  

Nécessaire básica:   base, sombra opaca clara, máscara de cílios preta, batom cor de boca e blush em bastão.

Nécessaire glamorosa:   base, duo de sombras cintilante, máscara de cílios preta, blush pêssego, batom vermelho e brilho labial.  

veja também