Maquiagem Nude para o Verão

Maquiagem Nude para o Verão

Atualizado: Sexta-feira, 14 Outubro de 2011 as 11:05

Uma das tendências do inverno que permanece em alta na primavera e no verão é o make up nude – aquele que parece que você não está usando nada. Para ficar com esse efeito, é preciso cultivar uma pele muito bem cuidada e sem manchas ou, então, ter cuidados na hora de escolher e fazer a maquiagem. 

Joss Stone, diva soul do momento, é adepta deste tipo de maquiagem, que combina com o verão brasileiro porque não importa o que você faça, o make vai continuar lá. Para conseguir esse efeito, o maquiador Basílio Santos mostra o passo a passo para copiá-la em casa.

Preparando a pele

Passo 1 Use uma loção de limpeza ou sabonete líquido. Isso vai ajudar a retirar a oleosidade da pele e fixa a maquiagem por mais tempo; 

Passo 2  Caso tenha a pele oleosa, tonifique-a com um adstringente. Se for normal ou seca, aposte em uma loção tônica.

Passo 3 Passe protetor solar, FPS 15 a 30, pois ele ajuda a manter a pele hidratada, dando um aspecto mais saudável à sua produção.

Pele e corretivo

Passo 4 Aplique uma camada de primer e, na sequência, escolha um corretivo no mesmo tom de sua pele para não ficar com um aspecto marcado, que vai intensificar ainda mais as olheiras ou manchas. Para um resultado mais natural, a dica de Basílio é aplicar o produto com a ponta dos dedos, dando leves batidinhas até que a área esteja totalmente coberta.

Passo 5  Use, agora, uma base fluida, que pode ser aplicada com a ajuda de um pincel para base.

Olhos

Passo 6 Escolha um trio de sombras com nuances de marrom. Passe a cor intermediária em toda a pálpebra, que vai servir de base de para o make dos olhos. Depois, aplique a mais clara na parte móvel dos olhos e, para finalizar, passe a cor mais escura no canto externo dos olhos e esfume pelo côncavo (a parte funda dos olhos, que delimita a pálpebra móvel). Para iluminar o olhar, escolha um tom de sombra pérola e aplique na região abaixo das sobrancelhas.

Passo 7 Faça um traço muito fino e rente aos cílios com um delineador líquido.

Passo 8 Utilize uma sombra marrom opaca para preencher eventuais falhas na sobrancelha.

Passo 9 Passe um lápis para os olhos marrom apenas nos cílios inferiores, o mais rente à raiz que puder.

Passo 10 Finalize os olhos com uma camada generosa de rímel alongador.

Boca

Passo 11  Utilize um batom em uma tonalidade semelhante ao da sua boca. Não é preciso delineá-la, pois a intenção é ficar natural. 

Bochecha

Passo 12 Escolha um blush bronze e aplique-o com movimentos ascendentes, das maçãs do rosto em direção às têmporas (ajuda se você fizer “boca de peixinho”).

Finalização

Passo 13 Para finalizar, utilize um pó facial, aplicado em linha reta de cima para baixo em todo o rosto. “Esse movimento sela a penugem facial, dando um aspecto aveludado ao rosto”, comenta Basílio.

veja também