Maquiagem para disfarçar o "branco do escritório"

Maquiagem para disfarçar o "branco do escritório"

Atualizado: Quarta-feira, 20 Julho de 2011 as 9:29

O problema é que nem sempre podemos curtir o sol na praia a semana inteira, porque, é claro, trabalhamos, porque o sol faz mal... Por isso, ensinamos a você como fazer o make que promete ser a sensação do próximo verão: o bronze!

Antes de começar, o maquiador Denylson Azevedo, do salão Franck Provost, ensina que menos é mais: nada de empilhar camadas de corretivo, base e pó. A sugestão é usar apenas um corretivo ou uma base (de preferência com proteção solar). Para poros muito abertos, a dica é usar um produto "prime", que prepara a pele antes da base e corrige as imperfeições.

Para esse make, Denylson usou dois tons de corretivo: um próximo ao tom da pele (um pouco mais dourado para testa, nariz e maçãs) e um na cor exata da pele (para a região abaixo do nariz e para o pescoço). Uma dica é passar o restinho do corretivo nas pálpebras, para fixar melhor a sombra.

Feita a pele, vamos aos olhos: tons rosados e perolados são tendência. Para refrescar o olhar, o maquiador sugere fugir do lápis preto: para esse look, ele usou o branco, apenas na parte interna dos cílios inferiores. O segredo está mesmo na máscara de cílios: em doses caprichadas, ela ajuda a "abrir" o olhar e a dar um ar de boneca, que combina muito bem com a estação. As sobrancelhas podem ficar bem naturais, devidamente penteadas e corrigidas com uma sombra da mesma cor.

Tudo pronto, é hora de se bronzear. Mas preste atenção: ao contrário do blush, que segue a cor da pele, o bronze tem sempre aquele tom marrom, que aparece muito se for usado sem moderação. "A mulher fica com cara de tijolo!", brinca, o maquiador.  Por isso, nada de esfregar longamente o pincel no pó: o certo é dar apenas algumas batidinhas e tirar o excesso antes de levar ao rosto.

Se o pincel for arredondado, faça movimentos circulares, porque fica mais natural. Comece pelas maçãs, até conseguir um tom bonito. Então, para simular os toques de sol, passe o restinho de bronze que ficar no pincel nos cantos da testa (sobre as sobrancelhas, até as têmporas), em cima do nariz e na ponta do queixo.

Com um pincel menor, com uma cor entre o bronze e o tom da pele, faça o acabamento: espalhe na parte superior das maçãs, no centro da testa e nas laterais do nariz (isso deixa o bronze menos marcado).

Nos lábios, as cores do verão serão o vermelho (sim, bem forte), o laranja e o goiaba. Um hidratante com tom leve também tem tudo a ver com o sol. Para combinar com o bronze, Denylson usou um tom  cintilante, que apenas realça a cor natural dos lábios. Nada de contornos!  

veja também