Maquiagem para festa junina

Maquiagem para festa junina

Atualizado: Terça-feira, 28 Junho de 2011 as 9:29

Foi-se o tempo em que maquiagem de festa junina era passar um batom da avó, borrar o rosto com quilos de blush rosa, fazer imitação de sardas com lápis de olho e caprichar na sombra cintilante colorida.

Com os arraiás cada vez mais sofisticados pelo Brasil afora - e a azaração rolando solta entre os caipiras - as produções de cabelo, maquiagem e vestuário também estão ganhando um up.

Agora valem as mesmas dicas para makes e penteados sociais, mas sem deixar de lado, claro, aquela pegada de fantasia que caracteriza os festejos juninos. A regra? Divirta-se! Portanto, valem as sombras supercoloridas e batons fortes, mas aplicados com a mesma técnica que você utiliza antes de se jogar nas baladas.

O make up artist Cícero Spararott, do Walter's, unidade Copacabana, no Rio, recomenda um look bem bacana: depois de corrigir a pele, passe sombra bege clara em toda a pálpebra para iluminar o olhar. Aplique outra sombra, na cor vermelha (ou laranja), desde a linha dos cílios até o côncavo. Para as moças de pele morena, esses tons ficam lindos. Em seguida, esfume sombra marrom nos cantos, fazendo um "C" de fora para dentro.

Finalize com lápis preto na linha lacrimal e bastante rímel. A graça vem agora: realce as bochechas com blush cor-de-rosa bem marcado, para dar o efeito boneca. O batom, claro, chega para causar: vermelho! "Apesar de o make ser produzido, a graça aqui é não ter medo de exagerar, afinal, a pessoa estará fantasiada", reforça o especialista.

Andrea Gomes, também do Walter's, é quem dá as dicas de penteados. "Se o cabelo for curto, é legal criar cachos ou ondular. O babyliss deixa o visual mais despojado e evita que os fios fiquem espichados nas noites úmidas de inverno", sugere a coordenadora técnica. Para compor, compre uma tiara bem colorida com fitas ou faça um laço no alto da cabeça. Importante ressaltar: as cores da maquiagem, da roupa e das fitas de cetim devem ser harmônicas.

Para quem tem as madeixas mais longas, Andrea tem uma sugestão infalível - tranças! Tem penteado que combine mais com festa junina? Mas para sair do lugar comum, a bossa é fazer embutidas. "Depois de fazer uma escova, reparta o cabelo ao meio e passe duas fitas de cetim ao redor da cabeça, como se fosse uma tiara. Divida cada metade em três partes. Faça duas tranças embutidas, uma de cada lado, juntando as fitas de cetim com os fios". Pronto, nasceu uma caipira fashion.

Se mesmo cercada por quentão, canjica, pipoca, milho verde e cocada você ainda prefere manter uma linha mais discreta, o maquiador do Walter's, Cícero, sugere a aplicação de uma sombra rosa clara, com brilho, em toda a pálpebra. Para incrementar, esfume sombra marrom escura, do tipo fosca, desde a linha dos cílios até os côncavos. Bastante rímel e lápis de olho preto ajudam a compor o visual junino. Nas bochechas, a regra é uma só: muito blush rosa!    

veja também