Maquiagens naturais são tendência e ganham cada vez mais espaço no mercado

Maquiagens naturais são tendência e ganham cada vez mais espaço no mercado

Atualizado: Terça-feira, 17 Agosto de 2010 as 3:03

A maquiagem mineral caiu nas graças das mulheres não só por ser de origem orgânica, não conter química, óleos e corantes, mas também porque não provoca alergia à pele e não causa obstrução dos poros. De olho nisso, muitas marcas passaram a investir na modalidade e criar linhas completas de produtos minerais. Mas a novidade da vez são as maquiagens vegetais. A Natura lançou recentemente uma linha de cosméticos à base de vegetal, lembra que falamos aqui? Por isso, decidimos fazer uma matéria explicando as principais diferenças entre elas.

Na verdade, ambas trazem benefícios à pele porque são naturais. De acordo com Luciana Villa Nova, gerente de desenvolvimento de produtos da Natura, a maquiagem 100% mineral utiliza somente ingredientes de origem mineral, sem nenhum tipo de tratamento. Já na maquiagem vegetal, há a substituição ou soma dos complexos minerais com vegetais.

Sabe-se que a maquiagem mineral é livre de ativos alergênicos e que não causa irritação na pele. O cosmetólogo Paschoal Rossetti explica que os minerais usados nos cosméticos são os mesmos da água termal: zinco, cobre, silício, manganês e ferro, que atuam na nutrição da pele. "Esse tipo de maquiagem é ideal para peles sensíveis e acneicas. O zinco e cobre, por exemplo, presentes na maquiagem mineral, atuam na seborregulação", explica.

Já as maquiagens vegetais possuem além de minerais (em alguns casos), ativos vegetais, como extrato de cupuaçu, rico em vitamina C e poderoso antioxidante, em vitamina do complexo B, que nutre a pele e em silício, que estimula a formação de colágeno.

Além disso, a questão ambiental também deve ser levada em conta. Segundo Luciana Villa Nova, os cosméticos à base de vegetais contribuem para redução do impacto no meio ambiente, porque utilizam de fontes renováveis de matérias primas e trazem benefício sem agredir a pele e respeitando o meio ambiente.

Tanto a maquiagem mineral quanto a vegetal tem funções que vão além de "pintar" a pele, corrigir imperfeições e embelezar a mulher. Elas ajudam a hidratar e nutrir a pele e são ótimas opções, principalmente para quem tem pele sensível.

Por: Tamirys Collis

veja também