Marca cria embalagem de sapatos sustentável

Marca cria embalagem de sapatos sustentável

Atualizado: Terça-feira, 20 Abril de 2010 as 12

Eco Desenvolvimento

Os consumidores que optarem por um calçado da marca Puma terão uma novidade em breve. Isso porque a empresa, em parceria com o designer Yves Behar, desenvolveu uma embalagem de alta eficiência que deve reduzir em 25% as emissões totais de carbono, além de minimizar o uso de água, energia e resíduos finais.

Batizada de Clever Little Bag (embalagem pequena e inteligente, na tradução livre), a peça é feita a partir de uma folha simples de papelão que é dobrada e montada dentro de uma embalagem reutilizável. Dentro da caixa ainda há uma divisória que separa os pares de sapato em compartimentos diferentes, protegendo o produto e evitando o uso de mais papel para essa função.

A nova embalagem irá usar apenas 35% do papel que é gasto hoje para produzir uma caixa de sapato. Aplicada nas dezenas de milhões de calçados comercializados em todo o mundo anualmente, a caixa poderá poupar 60% da água, energia e diesel que seriam gastos normalmente.

Isso representa 8.500 toneladas de papel, 20 milhões de megajoules de energia, 10 mil toneladas de dióxido de carbono e um milhão de litros de diesel e de água economizados somente na produção. O transporte das novas embalagens poupará outros 500 litros de diesel, melhorando em 25% a eficiência do transporte dos produtos.

Com essa iniciativa, e empresa também pretende eliminar o uso de sacolas plásticas em suas lojas, o que significa uma economia de 720 mil toneladas de sacos de polietileno - o que equivale a 29 milhões de sacolas de plástico a menos todos os anos.

Além de reduzir seus impactos ambientais durante a produção e distribuição dos produtos, a empresa pretende amenizar sua pegada ambiental também nos escritórios. A meta é reduzir em 25% os gastos com água, energia, emissões de CO2 e geração de lixo até 2015.

A intenção da empresa é começar a utilizar a nova embalagem nos seus produtos em meados de 2011.

www.ecodesenvolvimento.org

veja também