Menos dor, por favor

Menos dor, por favor

Atualizado: Sexta-feira, 19 Agosto de 2011 as 9:33

  No filme “Do que as mulheres gostam”, o personagem de Mel Gibson sofre para retirar pelos da perna com cera. A cena não é rara nos cinemas e normalmente está atrelada a momentos de humor, no qual os homens vivem situações femininas ou buscam melhorar a aparência, como no caso do longa “Hitch - Conselheiro Amoroso”. Não é mito que a depilação pode realmente dor, mas hoje existem métodos depilatórios diferentes para cada tipo de necessidade e de sensibilidade - por isso vale sempre buscar aquele que mais combina com você.

De acordo com a esteticista Lucienne Souza, do Spa da Pele, a sensação dolorosa é algo individual e que pode variar em cada área do corpo. “Quando a depilação for feita em uma clínica, vale optar por uma profissional mais experiente, que possa entender a melhor forma de aplicação”, explica. Para Fernanda Zambonato, fisioterapeuta e esteticista, as loções depilatórias são uma boa opção para quem não consegue lidar com a dor, além de terem um bom custo-benefício. “Quando o assunto é cera, a quente normalmente é menos dolorosa, mas é mais arriscada para ser aplicada em casa. É preciso analisar os riscos de cada uma antes de definir como proceder”, afirma.

As especialistas são unânimes em dizer que esfoliar a pele antes e hidratá-la depois ja é meio caminho andado para que a depilação seja mais confortável a cada aplicação. “No entanto, o melhor conselho para quem tem pouca prática é contar com a ajuda profissional”, diz Fernanda Zambonato. A coordenadora técnica Meire Carmo, da rede DepiRoll concorda: “Os cremes e as loções são fáceis de usar, práticos  e eficazes, com fórmulas cada vez mais avançadas para agredir menos a pele, com 0% de dor”.

Passando longe da dor com...

… Cera : as que mais doem são cera fria e cera quente tipo rollon. As que menos doem são aquelas que são puxadas na própria cera, ou seja, que não utiliza nenhum plástico ou papel para puxar assim a cera não gruda na pele e somente no pêlo e  por isso dói muito, muito menos!

… Aparelho elétrico: Um banho bem quentinho antes de depilar pode facilitar a extração do pelo e faz com que o método doa menos.

… Linha: a sensação dolorosa depende da habilidade de cada profissional -  quanto mais especialização e experiência, melhor;

… Pinça: é aconselhável usar uma  pomada anestésica antes de fazer a sobrancelha ou retirar pelos de outras partes do corpo. Basta passar no local a ser depilado e aplicar um plástico fino por cima da pele. Deixe agir por 10 minutos antes de iniciar a depilação.

veja também