Mil e uma formas de aplicar o delineador

Mil e uma formas de aplicar o delineador

Atualizado: Quarta-feira, 1 Outubro de 2008 as 12

Mil e uma formas de aplicar o delineador

Todo mundo só fala nele. Novo queridinho dos make up artists, ele já dominou as passarelas, as capas das revistas, o cinema e está em todos os rostinhos mais bonitos.

Mas você já deve ter reparado que, mesmo sendo o centro da maquiagem em 2008, o traço do delineador aparece de diferentes formas, estilos, intensidades e releituras, o que pode influenciar muito a personalidade do make.

Além de toda essa interpretação, surgem algumas dúvidas. A primeira delas é em relação à aplicação desse verdadeiro hit ? porque diga-se de passagem, não é uma coisa tão fácil assim. Digamos que é preciso paciência e muuuito treino. Outra é em relação a própria maquiagem ? afinal, posso passar delineador e batom forte? Como adaptar o estilo "gatinho" ao meu make tradicional? E, por fim, surge aquela dúvida: Delineador é para o dia ou para a noite? Ou então: Posso usar delineador colorido em todas as ocasiões?

Antes de explicar e começar tudo, algumas dicas básicas para você não pecar na hora de passar o seu delineador são essenciais. Quem dá as coordenadas é Jorge Vieira, maquiador profissional da Chanel Make up Studio, no Shopping Iguatemi.

A preparação da pele deve ser impecável. Portanto, limpe bem o rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele e, em seguida, aplique um hidratante com FPS. "Isso retirará as impurezas da pele e a deixará pronta para o próximo passo", explica Jorge.

O próximo passo é justamente a correção da pele. "Os olhos marcados exigem uma pele perfeita, senão o destaque não é o mesmo", justifica o maquiador. Para isso, corretivo nas olheiras, base para igualar o tom da pele e, depois, uma camada de pó compacto para deixar uma textura aveludada. "Não se pode esquecer de deixar a pele ao redor dos olhos numa mesma tonalidade, o que implica passar corretivo inclusive nas pálpebras e nos cantinhos dos olhos, principalmente", enfatiza.

Um truque legal é dar mais uma profundidade no olhar com uma sobra marrom, apenas na dobra principal da pálpebra móvel. Para potencializar o olhar, capriche na máscara para cílios. "Pode passar várias camadas nos cílios superiores, sem medo", afirma Jorge. Ao aplicar sombra, vale a combinação de tons. "Isso varia de pessoa para pessoa. Dependendo da personalidade e da roupa, a pessoa pode misturar tons terras ou, então, tons mais abertos, ou seja, claros", afirma Jorge, que completa: "O truque esfumado também é ótimo e deve ser feito sempre de forma a puxar o olhar para cima". Sobre o lápis, há uma técnica especial. Dê mais atenção aos cantos externos dos olhos e, se preferir, dê uma esfumadinha para criar um look mais fatal. Apenas tome cuidado para não exagerar. Deixe os exageros para a "night". Agora vamos falar um pouco sobre os três principais tipos de traço de delineador

1-Discreto e clássico

Você também já notou como um traço bem feitinho de delineador pode dar aquele up no olhar? Mesmo que discreto, ou seja, nada de puxar o pincel para fora do desenho dos olhos, é possível criar um olhar mais profundo e mais sofisticado.

Como esse traço é bem sutil, a única exigência aqui é ter mão firme e fazer o traço bem rente aos cílios. Se você não tiver muita prática, experimente fazer esse traço com lápis. Depois, se já se sentir segura, experimente a caneta delineadora ou então o delineador líquido, tradicional.

Uma boa dica é aplicar o delineador com o pincel deitado e apoiado nos cílios superiores. Você pode fazer esse traço do meio da pálpebra para o final ou, então, desde o comecinho do canto interno do olho.Qualquer que seja a sua preferência, você deve começar fazendo primeiro o canto externo e, depois, o começo.

"Uma ótima opção é molhar um pouquinho do pincel com sombra para delinear a área dos olhos. Mas o pincel precisa ser firme e bem fininho", conta Jorge.

As cores preta, grafite e marrom ainda são as preferidas quando o assunto é delineador ? o marrom para obter um look ainda mais sutil e, o preto, para marcar mais - porém, os delineadores coloridos podem combinar bem com esse traço e podem funcionar como um complemento à sombra. Experimente!

2-Traço Gatinho

Esse traço é o preferido do momento e, de certa forma, exige mais habilidade de quem vai passar. Tudo funciona da mesma forma, só que no finalzinho você pode dar aquela caprichada.

"Esse traço é ideal para mulheres ligadas à moda e fica bem em qualquer pessoa, basta ser bem feito", diz Jorge Vieira, que faz uma ressalva: "O mais importante é que o traço levante o olhar. Portanto, se o olho da mulher é mais caidinho, vale a pena parar o traço um pouquinho antes do olho terminar e puxá-lo um pouquinho para cima, em direção ao término da sobrancelha".

"O delineador está super na moda e pode ser adaptado ao estilo de cada uma. Se a pessoa é mais caracterizada, ela pode fazer mil e uma brincadeiras com traços diversos e também com cores exóticas. As mais tradicionais também podem optar por diferentes tipos de traços, desde que o resto da maquiagem delas comporte esse olhar mais marcante", explica Jorge.

Boas dicas de combinação com os olhos mais marcantes, são o blush rosinha apenas para dar aquela corada e um batom neutro. "A mulher só deve tomar cuidado para não exagerar, vai do bom senso de cada uma", explica.

Mas afinal, Jorge, pode ou não pode delineador com batom forte? "Tudo pode. Só depende da roupa da mulher e do estilo. Se ela fizer um traço bem delineado e a pele estiver completamente corrigida, fica um charme passar um batom vermelho. Mas daí também não combina passar sombra colorida, por exemplo", conclui o maquiador.

Sobre essa de dia ou de noite também não há tanto mistério. "Se a mulher estiver de calca jeans, um sapato de salto e uma blusinha branca, por exemplo, não há porque não sair de delineador de dia, mesmo que seja um traço mais puxadinho. Porém, o look com tons esfumados e bem mais marcados, cai bem com a noite e as festas", finaliza.

veja também