Milão tenta solucionar problemas de datas de desfiles

Milão tenta solucionar problemas de datas de desfiles

Atualizado: Sexta-feira, 2 Dezembro de 2011 as 8:55

Ao divulgar as datas dos desfiles da temporada verão 2013, em outubro, Milão causou alvoroço no mundo da moda, pois os dias coincidiriam com a Semana de Moda de Londres.

O cenário ficaria assim: entre 19 a 25 de setembro de 2012 seriam lançadas as coleções da Semana de Moda de Milão. Os desfiles, se mantidos nessas datas, coincidiriam com apresentações da Semana de Moda de Nova York e de Londres, agendadas para 13 a 20 e 21 a 25, respectivamente. A Semana de Moda de Paris está marcada para acontecer entre 25 de setembro e 3 de outubro. A partir daí, muito se falou e se discutiu na tentativa de adequar as datas das principais capitais do mundo fashion, incluindo Nova York.

Nesta quinta-feira (1), a Camera Nazionale Della Moda Italiana enviou ao British Fashion Council, responsável pelas apresentações na capital inglesa, uma proposta para tentar minimizar o conflito de datas: a entidade italiana aceita que a semana de Nova York comece uma semana depois do habitual, mais precisamente na segunda quinta-feira de cada mês de setembro, a partir de 2013, mas que para isso o evento deve terminar um dia antes.

Isso faria com que os desfiles londrinos começassem com um dia de antecedência, assim os desfiles de moda masculina, realizados sempre por último, não aconteceriam ao mesmo tempo que as apresentações de Milão. A Camera Della Moda também exige que os organizadores da Semana de Moda de Paris concordem com os termos.

Desde o início das discussões, Mario Boselli, presidente da Camera Nazionale Della Moda Italiana, divulgou inúmeras cartas à imprensa esclarecendo que não houve acordos prévios sobre a mudança de datas dos desfiles de Nova York e de Londres para 2012, que começariam uma semana depois do habitual, depois dos acordos firmados sobre os calendários em 2008, nos quais as entidades de Milão, Nova York, Paris e Londres concordaram em ampliar em um dia as apresentações na capital inglesa.

veja também