Minas Trend Preview antecipa tendências de inverno

Minas Trend Preview antecipa tendências de inverno

Atualizado: Quarta-feira, 26 Outubro de 2011 as 9:15

O inverno já está chegando. Pelo menos em Belo Horizonte, entre os dias 25 e 29 de outubro, quando acontece a edição Inverno 2012 do Minas Trend Preview. O tema da 9ª edição é "Inspiração". "Escolhemos algo tão simples, mas ao mesmo tão complexo. Estamos falando em uma vontade de respirar diferente, de contar uma velha história de maneira nova", disse o estilista Ronaldo Fraga, diretor artístico do evento. "Queremos levar em cada peça o que é intangível. Nosso desejo é vender mais do que roupa, e sim, vender um estado, um país."

Para o desfile oficial de abertura, nesta terça-feira, 30 marcas apresentam, sob a curadoria do estilista Ronaldo Fraga, suas propostas para o tema. O evento, que tradicionalmente inaugura os lançamentos da próxima temporada na moda, contará com os lançamentos de 261 marcas, entre 21 desfiles e as 240 empresas que integram o salão de negócios. Entre as marcas estreantes estão o designer de calçados Fernando Pires, o estilista Vitor Zerbinato e a marca E. Store.

Pires preparou uma coleção com modelos dramáticos, de saltos altíssimos e materiais como renda, e também apresenta no evento sua segunda linha, a Fernando Pires Chic, com preços mais acessíveis.

A coleção de Vitor Zerbinato foi batizada de Wild Chic e traz vários elementos que remetem à palavra "selvagem", desde a caça, deuses e o cantor Ney Matogrosso, na visão dele. Além de estampas de animais, entre felinos e pássaros, ele aposta na combinação de tule com couro e cria peças volumosas com plumas e penas. Eduardo Amarante assina a coleção da E.Store, que também estreia nas passarelas do evento, que faz referência ao minimalismo, ao rock e à moda urbana chique.

Preciosidades

Entre as empresas que participam do Salão de Negócios, a Arte Sacra, especializada em moda festa, lança coleção com o tema "Preciosidades Mineiras", com tecidos inspirados na beleza da textura das rochas e no brilho dos metais preciosos. Formas geométricas, baseadas na lapidação de pedras, foram a base de criação de estampas.

Já a grife mineira de calçados Príncipe Verde apresenta peças com referências nos mistérios e encantos da Mata Atlântica brasileira. Botas, sapatilhas e oxfords ganham detalhes inusitados, como aplicações de metais, principalmente fivelas e ilhoses, e amarrações com tiras, de todas as espessuras, que surgem transpassadas.

Palestras

Entre as palestras, destaca-se a vinda do diretor geral do Première Vision e Première Brasil, Jacques Brunel, que integra uma mesa redonda no dia 26, sob o tema "Um olhar sobre a cadeia têxtil e de moda a partir de uma experiência mundial e brasileira", com intuito de estabelecer os paralelos e os diferenciais da atuação nas cadeias têxtil e de moda nacional e internacional.

Confira a programação completa do evento:

25 de outubro 20h30 - Desfile de Abertura com o tema "Inspiração" e curadoria de Ronaldo Fraga. 

Marcas:  1.Apartamento 03 2.Áurea Prates 3.Bárbara Bela 4.Camaleoa 5.Celso Afonso 6.Chicletes com Guaraná 7.Chouchou 8.Claudia Marisguia 9.Claudia Mourão 10.Cosh 11.Coven 12.Di Bella 13.Débora Germani 14. Faven 15.GIG 16.Graça Otoni 17.Júnia Gomes 18.Luiza Barcelos 19.Mabel Magalhães 20.Mary Design 21.Patachou 22.Patogê 23.Patrícia Motta 24.Paula Bahia 25.Printing 26.Renata Campos 27.Rogério Lima 28.Última Hora 29.Victor Dzenk 30.Vivaz

26 de outubro

10h às 20h - Salão de Negócios 11h  Desfile externo: Mary Design 15h - Mesa redonda: Um olhar sobre a cadeia têxtil da moda a partir de uma experiência mundial e brasileira. Com a participação de Mr. Jacques Brunel, Diretor Geral de Première Vision e de Première Brasil e convidados 17h - Lançamento do Livro:"História da Moda no Brasil, das Influências às Autorreferências".  19h - Desfiles: Maria Garcia/ Cláudia Arbex/ Apartamento 03 21h - Desfiles: E. Store/ Rogério Lima/ Última Hora 27 de outubro 11h - Desfiles externos: Patrícia Motta/ GIG/ Vivaz 15h - Palestra: Fórum de Inspirações Verão 2013. Palestrante: Marnei Caminatti, da ASSINTECAL 16h30 - Palestra: Tendências para primavera/ verão 2013. Palestrante: Ima Campbell, da WGSN 17h30 - Palestra: Estratégia e competitividade para a indústria da moda Palestrantes:Fernando Pimentel da ABIT; Ilse Guimarães da Assintecal; Hécliton, presidente do IBGM e Heitor Klein, Diretor Executivo da Abicalçados. Mediador: : Carlos Lindenberg, jornalista 19h - Desfiles: Chicletes com Guaraná/ Áurea Prates/ Vitor Zerbinato 21h - Desfiles: UMA/ Camaleoa/ Alessa

28 de outubro

10h às 20h - Salão de Negócios 15h - Palestra: Corpo, Moda e Ética: pistas para uma reflexão de valores. Organizadoras: Cristiane Mesquita e Káthia Castilho 17h - Lançamento do Caderno Preview Design de Jóias e Bijuterias 2012 Palestrante: Regina Machado, Consultora de Moda e Estilo 18h - Premiação Concurso Draping SENAI 19h - Desfiles: Patogê/ Fernando Pires/ Samuel Cirnansck 21h - Desfiles: Talentos do Brasil/ Chouchou

29 de outubro

Não haverá desfiles 10h às 17h - Salão de Negócios Serviço: Minas Trend Preview - Inverno 2012 Data: 26 a 29 de outubro Local: Expominas - Av. Amazonas,6030 Realização: Sistema Fiemg

veja também