Miniminize as marcas de expressão

Miniminize as marcas de expressão

Atualizado: Quarta-feira, 28 Abril de 2010 as 12

Com o passar dos anos a pele sofre com a perda de substâncias vitais que, somadas às agressões externas, especialmente os raios solares, influenciam no aparecimento de rugas no rosto, incluindo os vincos entre as abas do nariz e o canto dos lábios, que podem ficar evidentes. Para eliminar ou diminuir essas marcas, indica-se a realização de um tratamento naso-labial, sob supervisão de um dermatologista.

"Existem cosméticos que possuem em sua formulação ácidos retinoico e glicólico, eficientes para estimular o colágeno e inibir o surgimento progressivo das rugas", afirma a dermatologista Maria Del Pilar. Entre os procedimentos estéticos mais eficazes sugeridos pela especialista estão a Luz Intensa Pulsada, Laser Fracionado, Peelings, Preenchimentos e aplicação de toxina botulínica. "Cada tratamento será indicado conforme o perfil e necessidade da paciente", afirma.

De acordo com a dermatologista, entre as substâncias utilizadas para preenchimento, o ácido hialurônico é uma das mais usadas pelos especialistas, porque é uma substância reabsorvível, que se adapta bem aos contornos faciais e proporciona naturalidade e durabilidade aos resultados.

Solucione suas dúvidas sobre as rugas com as explicações de Maria Del Pilar:

1-A partir de qual idade os sulcos naso-labiais começam a aparecer?

Estes sulcos costumam ser mais evidentes a partir dos 30 anos. Entretanto, por vezes, encontramos pacientes mais jovens que já começam a apresentá-los, bem como pacientes bem mais velhos que não apresentam este tipo de imperfeição estética.

2-Como e por que ocorre o desenvolvimento destas marcas?

À medida que envelhecemos, ocorre uma perda progressiva de colágeno, massa muscular e massa óssea, o que leva a um deslocamento da pele para o terço inferior da face, fatores que ocasionam o surgimento destes sulcos. Além disso, aquelas pessoas que tem um sorriso muito largo ou que possuem uma mímica exagerada ao falar, como que sorrindo constantemente, acabam marcando a pele ainda muito jovens.

3-Quais os melhores tratamentos para os sulcos naso-labiais? Quais as vantagens do uso de substâncias preenchedoras?

O melhor tratamento para esta questão estética é o preenchimento, que tem como vantagens a facilidade de execução, a segurança e o custo relativamente pouco elevado. Outros procedimentos podem ser associados.

4-Qual a vantagem do ácido hialurônico neste tratamento?

Por ser um componente natural da nossa pele, é um tratamento seguro. É também muito versátil, pois dependendo da apresentação, serve para corrigir diferentes tipos de defeito. Além disso, em caso de complicações, como aplicação em excesso ou intravascular, dispomos de uma espécie de "antídoto", a Hialuronidase - enzima que despolimeriza o ácido hialurônico.

5-Quais os tipos de ácido hialurônico disponíveis para tratar os sulcos naso-labiais?

Existem no mercado diversas marcas e apresentações de ácido hialurônico para preenchimento. O sucesso do tratamento vai depender da habilidade do profissional e da indicação correta do procedimento. Ou seja, o melhor é aquele com o qual o profissional trabalha bem e alcança os resultados desejados.

Apesar da diversidade de tipos de ácido hialurônico, eles possuem duas diferenças básicas. A primeira é a concentração do produto, ou seja, uma apresentação mais ou menos densa, que influenciará na indicação para corrigir diferentes problemas. Dependendo da apresentação, com menor ou maior densidade, a aplicação pode ser para corrigir rugas superficiais ou sulcos mais profundos. A outra diferença é a maneira como as moléculas de ácido hialurônico estão ligadas - cross linking. Dependendo do tipo de cross linking utilizado, o produto será mais ou menos maleável, o que influencia a aplicação e permite a utilização do ácido hialurônico mais ou menos superficialmente na pele.

6-Quais os principais cuidados para se obter um resultado natural?

Examinar minuciosamente o paciente antes de indicar o preenchimento, procurar corrigir o defeito e não tentar modificar as características naturais da face que está em tratamento. Por exemplo, não adianta tentar transformar um lábio fino em uma boca de Angelina Jollie com preenchimento. Não ficará natural. Mas, se a paciente tem lábios finos que com o passar dos anos ficaram mais acentuados, é possível devolver o volume e a firmeza perdidos, sem modificar a sua característica natural, que era ser fino.

7-O resultado é percebido imediatamente ou demora alguns dias para a pessoa notar as mudanças?

Nos preenchimentos com ácido hialurônico, os resultados são vistos de imediato, ou seja, logo após o final da aplicação.

8-Este tratamento pode ser realizado em conjunto com outro? Qual e por que?

Pode ser realizado em conjunto com outros tratamentos, no mesmo dia como toxina botulínica e peelings ou em diferentes sessões, como no caso da radiofreqüência e dos lasers.

9-Quantas sessões? Qual a durabilidade do resultado? E a manutenção como deve ser feita?

Realizamos normalmente uma única sessão de preenchimento. No máximo, uma segunda sessão cerca de 30 dias após a primeira, para complementação. Os resultados duram em média 18 meses e a manutenção é feita quando se percebe que os sulcos estão se tornando novamente aparentes.

10-Existe algum cuidado específico após o tratamento?

Recomenda-se que o paciente evite tocar o local da aplicação, que faça compressa de gelo no local nas 48 horas após o tratamento (duas vezes ao dia, por 20 minutos). De resto, a pessoa pode continuar com as suas atividades sociais e profissionais normalmente.

veja também