Miss Venezuela é a vencedora do Miss Mundo

Miss Venezuela é a vencedora do Miss Mundo

Atualizado: Segunda-feira, 7 Novembro de 2011 as 10:47

Mesmo com um protesto do grupo London Feminist Network (que reúne as feministas engajadas do Reino Unido) do lado de fora do Earl's Court Two, em Londres, a 60ª edição do Miss Mundo anunciou na tarde deste sábado (06) a vencedora do concurso de beleza. Enquanto as ativistas protestavam contra o excesso de plásticas das misses, Ivian Sarco, a Miss Venezuela, faturava a faixa e a coroa do evento. O segundo lugar ficou para Gwendoline Ruais, Miss Filipinas; e o terceiro para Amanda Perez, Miss Porto Rico.

Foto: AFP

Ivian desbancou outras 112 candidatas ao título. Juceila Bueno, representante brasileira, ficou em 29º lugar. A plateia contava com alguns brasileiros, que conheceram a miss no hotel em que ela estava hospedada, próximo à London Eye. Mesmo sem entender muito do concurso, o grupo de amigos fez questão de ir prestigiá-la no centro de eventos. Mas, para a tristeza da discreta torcida verde-e-amarela, Juceila deixou a competição na primeira eliminatória.

Foto: Reprodução/Facebook oficial do Miss Mundo

A 60ª edição do concurso, apresentada por Angela Chow e Jason Cook, começou pouco antes das 15h de Brasília, com uma apresentação do grupo de dança Diversity. Em seguida, as misses entraram vestidas com seus trajes de gala e foram apresentadas uma a uma.

O início do concurso foi decidido por um esquema de tabela de pontos. Desde o dia 19 de outubro, as garotas participaram de diversas etapas e provas na Inglaterra, conquistando bonificações que as destacavam ou as tiravam do páreo para a primeira eliminatória, que teve como finalistas as misses Inglaterra, Escócia, África do Sul, Espanha, Porto Rico, Ilhas Virgens, Filipinas, Ucrânia, Venezuela, Cazaquistão, Suécia, Zimbábue, Itália, Coreia e Indonésia.

Foto: Divulgação

Sem choro, mas visivelmente chateadas, as outras 98 misses deixaram o palco para assistir ao anúncio da grande vencedora. Durante os intervalos, a plateia vibrava, sendo as torcidas da Venezuela e Filipinas as mais animadas. Na segunda eliminatória, as duas não decepcionaram o público e seguiram para a próxima etapa do concurso ao lado de Coreia (Kvung Doe), Inglaterra (Aline Mounter), Porto Rico, África do Sul (Bokang Montjane) e Escócia (Jennifer Reoch).

Foto: Reprodução/Facebook oficial do Miss Mundo

Na fase final, as sete candidatas falaram sobre as qualidades necessárias da próxima Miss Mundo. Em seguida, todas as 113 misses voltaram ao palco para a grande final, onde foi anunciado o nome da vencedora, Ivian Sarco, que foi às lágrimas ao receber a coroa.

Foto: Reprodução/Facebook oficial do Miss Mundo

Com bandeiras em punho, a torcida venezuelana vibrava na arquibancada com a vitória da representante do país, que é destaque em concursos de beleza, embora ainda não seja fluente no inglês (em todos os momentos, Ivian falou em castelhano, deixando os conterrâneos da plateia ainda mais orgulhosos e empolgados). Após a coroação, Ivian Sarco, o centro das atenções, enxugava cuidadosamente as lágrimas de felicidade, para não danificar a maquiagem e até o momento em que entrou para o backstage, a Miss Mundo 2011 não parava de dizer "estou vivendo um sonho".

veja também