Mitos e verdades sobre saúde e beleza

Mitos e verdades sobre saúde e beleza

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

Experts em beleza e bem-estar esclarecem questões polêmicas que envolvem os rituais quase diários para se manter bela e saudável

Você troca a lâmina pela cera de depilação para que os pelos não cresçam mais grossos? E foge da vitamina de manga com leite porque faz mal? Convidamos nove especialistas em saúde e beleza para esclarecer essas e outras questões polêmicas.

Algumas delas estão no livro "Não engula o Chiclete - Mitos, Meias Verdades e Mentiras Descaradas sobre o Corpo e a Saúde" (Editora Martins Fontes, R$ 34,50), que traz 80 mitos populares reunidos pelos pediatras americanos Aaron Carroll e Rachel Vreeman.

Mas o número de crendices sobre beleza e saúde ultrapassa os dois dígitos. O médico José Gobel, um dos presidentes da Sociedade de Pediatria de São Paulo, afirma ouvir várias histórias curiosas no consultório. "São coisas difíceis de explicar ou negar, pois vêm da cultura popular e familiar. É complicado explicar que não faz mal, mas também não faz bem, uma vez que não há explicações cientificas para ambas as respostas", diz.

Para a professora de Antropologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), Maria Helena Villas Bôas, alguns mitos são mais perigosos que engraçados. "Algumas ideias passadas de geração em geração são pouco questionadas e ganham força por meio da nossa observação do cotidiano. Mas algumas afirmações, em geral as ligadas à saúde, são nocivas se levadas a sério", diz. Confira alguns esclarecimentos:

Toranja queima gorduras?

A fruta, conhecida como grapefruit, ficou famosa por isso. Mas, segundo a Associação Dietética Americana, "nenhum alimento pode 'queimar' as calorias da comida". Ou seja: se você perde peso com a toranja, provavelmente é porque está deixando de comer outra coisa mais calórica.

Arrancar o primeiro fio de cabelo branco faz aparecer outros?

"Quando um primeiro fio branco aparece é o sinal de que o período desses fios nascerem chegou e nada será possível fazer para paralisar a fase", esclarece Luciano Barsanti, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia. Se é mentira que arrancar o fio branco acelera o efeito grisalho, é verdade que o hábito é prejudicial. "Quando um fio de cabelo é arrancado à força, ele sai com a matriz do cabelo. Sem ela, o fio de não voltará a crescer", completa.

Desodorante antitranspirante provoca câncer de mama?

Se o câncer é de mama, ele não poderá surgir na axila - que não tem ligação com o órgão mamário. "Só quando o câncer surge na mama e fica invasivo é que pode ir para os nódulos linfáticos, não ao contrário", esclarece José Roberto Filassi, chefe do Departamento de Mastologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.

Este mito nasceu de uma hipótese mirabolante: a de que o produto impediria o corpo de eliminar as toxinas pelo suor, que ficariam retidas e provocariam alterações no DNA. "Nós suamos pelo todo corpo. Esta explicação não tem nenhum fundamento", completa.

Dormir de cabelo molhado e andar descalço provocam resfriado?

"Lavar o cabelo no frio, com água morna, não deixa ninguém resfriado, tampouco andar, por pouco tempo, com os pés no chão",afirma Jacob Faintuch, clínico geral do Hospital das Clínicas.

Segundo ele, as principais causas do resfriado são: imunidade baixa, aglomeração e queda brusca de temperatura. Também não há evidências científicas de que dormir com o cabelo molhado provoque resfriado, mas o médico desaconselha a prática.

"O que não se deve é, no frio, tomar banho em água muito gelada, ou permanecer em local aberto sem agasalhos", aconselha o médico , lembrando de mais mitos. "Dizem que tomar cachaça e conhaque quando se está resfriado melhora os sintomas. É um mito perigoso, pois o álcool pode, na verdade, fazer a imunidade cair."

Passar manteiga e creme dental alivia as queimaduras?

Além de não ajudar, isso atrapalha a avaliação do médico, que terá de lavar o local para analisá-lo, podendo prolongar a dor. "Essas atitudes podem até aumentar as chances de infecção no machucado", diz Gomez. Queimou? Corra até o médico.

Se raspar os pelos com lâmina, eles ficarão mais grossos?

Não é verdade. "Nada faz com que a estrutura do pelo mude. Assim como depilar com cera ou pinça não diminui a quantidade, que é fixa, raspar também não os torna grossos ou pretos", diz Maria Fernanda Gavazzoni, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Segundo ela, a vida do pelo tem três fases: anágena (produção do pelo), catágena (seu enfraquecimento) e telógena (mais fino, prestes a morrer). "Quando raspamos o pelo com a lâmina ele se mantém na fase catágena e dá a impressão de que ficou mais grosso, mas está só em sua forma natural", completa. A depilação com cera só antecipa a terceira fase do pelo.

Da Redação, com Agência Estado

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições