Mitos e verdades sobre varizes

Mitos e verdades sobre varizes

Atualizado: Terça-feira, 21 Dezembro de 2010 as 5:15

As varizes costuma atormentar um grande número de mulheres e uma parcela de homens também. Dúvidas sobre suas causas e efeitos surgem sempre. Saiba, então, o que é mito e o que é verdade sobre o assunto:

As varizes são um problema genético: verdade.

Se a sua mãe ou o seu pai tem varizes, são maiores as chances de que você venha a sofrer com o problema.

A musculação causa varizes: mito.

Todos os tipos de exercício físico estimulam a circulação do sangue e, com isso, previnem o aparecimento de veias doentes. Ao contrário, o que causa varizes é o sedentarismo, além de ficar sentado ou em pé por muito tempo.

A cirurgia de varizes é de alto risco: mito.

O procedimento está cada vez mais seguro. A retirada de cada veia doente é feita com um pequeno orifício, de apenas 1 mm, e a anestesia é controlada por equipamentos, que monitoram o sono do paciente.

Ao retirar as veias com a cirurgia, terei a circulação do sangue prejudicada: mito. Pelo contrário: ao retirar as veias doentes, a circulação melhorará.

A depilação e o cruzar de pernas causam varizes: mito.

Os dois fatores não interferem no aparecimento de veias doentes.

Meias elásticas ajudam na circulação: verdade, mas nem sempre.

As meias elásticas podem aliviar as dores nas pernas e facilitar a circulação do sangue se forem apropriadas para a sua perna. O ideal é que a meia fique apertada na região do tornozelo, jamais na área dos joelhos.

A gravidez provoca varizes: verdade.

Por conta da alteração hormonal, a gravidez é um dos principais causadores de varizes (os outros são: ingestão de hormônios femininos, seja por reposição ou por anticoncepcionais; genética; ficar muito tempo em pé ou sentado; e excesso de peso).

As varizes podem levar à trombose: verdade.

Se a circulação do sangue ficar muito prejudicada por conta das varizes, existe o risco de formação de coágulos, que levam à Trombose Venosa Profunda (TVP).

Anticoncepcional causa varizes: verdade.

Geralmente sim, pois provoca alteração hormonal, uma das principais causas das veias doentes.

Salto alto causa varizes: mito.

Estudo recente do cirurgião João Potério Filho, da Unicamp, afirma que o salto alto beneficia a circulação e evita o aparecimento de varizes. De qualquer forma, é importante lembrar que o salto, quando usado diariamente por muitos anos, pode dificultar o trabalho da “batata da perna”, que ajuda no bombeamento do sangue nas pernas. Por isso, é importante alongar as panturrilhas antes e depois de usar o salto.

A alimentação influencia na formação de varizes: verdade, mas indiretamente. Uma alimentação equilibrada ajuda na manutenção de um peso adequado — o que diminui as chances de desenvolvimento de veias doentes.

Cremes melhoram o problema: mito.

Não há comprovação científica de que cremes eliminem varizes.

veja também