Mitos sobre a caspa

Mitos sobre a caspa

Atualizado: Quinta-feira, 6 Outubro de 2011 as 8:38

A caspa é um dos problemas capilares que mais afligem homens e mulheres. Motivos para isso não faltam. Além de incômoda, causando coceira no couro cabeludo, ela deixa uma aparência suja com aqueles pontinhos brancos que caem até na roupa. Este, inclusive, é um dos maiores equívocos em relação ao problema. Caspa não é sinônimo de falta de higiene, garantem os tricologistas Ademir Júnior e Luciano Barsanti e as dermatologistas Denise Steiner e Gisele Barbosa.

Homens têm mais propensão a ter caspa do que mulheres. 

Verdade, pois os homens têm maior produção de sebo e possuem um couro cabeludo mais frágil, por essas razões são mais propensos a terem caspa. Entretanto, também temos que levar em consideração os agentes internos e externos causadores do problema – como estresse, banhos muito quentes e uso de bonés e lenços – que atingem homens e mulheres na mesma proporção. 

A caspa é mais comum em quem tem cabelos escuros ou claros. 

Difícil saber com exatidão, pois não existem estudos científicos que comprovem esta afirmação. O que acontece é que a caspa normalmente é mais visível em cabelos escuros, por conta da cor clara da pele descamada.

Mesmo depois que a caspa desaparece, deve-se continuar com o tratamento

Verdade, pois o tratamento assim que a caspa desaparece é um erro que a maioria das pessoas comete. Para ficar livre dos ‘pontinhos brancos’ é necessário seguir o tratamento, com o uso contínuo do anticaspa, pois sua ação preventiva evita que o problema reapareça.

Lavar a cabeça mais vezes ajuda a acabar com a caspa

Mito, pois a caspa não é causada por uma falta de higiene pessoal. Por isso, não é preciso lavar os cabelos mais vezes que o usual. Pelo contrário. O aumento do número de lavagens por inclusive agravar o problema, uma vez que pode irritar o couro cabeludo e causar maior descamação. 

Deixar de usar condicionador é uma solução Mito, pois isso só irá deixar seus fios ressecados. O condicionador anticaspa usado adequadamente pode ser um ótimo aliado para ajudar a eliminar a caspa com eficiência e ainda manter os fios saudáveis, brilhantes e hidratados.

veja também