Moda boa, bonita e barata

Moda boa, bonita e barata

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:23

A verdade é que o conceito de fast fashion já está super integrado à sociedade. As grandes lojas de departamento brasileiras finalmente parecem ter entendido a importância de oferecer rapidamente o que é tendência para as consumidoras e, influenciadas pelas marcas gringas mais famosas, estão melhorando na arte de oferecer o que a gente realmente quer: tendências e bons preços.

Claro que a agilidade de levar o que está na moda e os preços pequeninhos ainda estão longe do que encontramos em locais como a Europa ou os EUA que já tem redes muito mais organizadas e que fazem isso há muito tempo. O maior exemplo talvez seja a Zara, como explicou o consultor de moda Gustavo Sarti, durante o evento Fast Fashion Sebrae.

A marca espanhola tem, desde que foi criada, o objetivo de fazer com que o consumidor saiba que está fazendo um bom negócio. Muda sempre as coleções, inclui novos itens a cada duas semanas e vende barato sempre, não somente em épocas de promoções.

Entre as características lembradas por Sarti para uma fast fashion dar certo estão a importância de renovar as coleções de forma permanente, criar coleções em ciclos curtos (2 meses em média), e coordenar os temas. "O planejamento dessas marcas é de extrema importância e bastante complexo também".

Se a Zara solta novidades com muita freqüência, a francesa Le Lis Blanc, por exemplo, distribui roupas diferentes entre suas lojas e depois troca. Assim o cliente que freqüenta certa loja sempre se surpreende com artigos novos. Já a americana Forever 21 prefere lançar muitos modelos distintos, mas aí você pensa "e o custo?" - eles economizam criando pouca variação de cores de cada modelo.

A fast fashion mais valiosa do mundo é a H&M, são duas mil lojas espalhadas pelo mundo. Pena que nenhuma por aqui, já que as roupas são baratíssimas e mega antenadas! Durante sua palestra, Gustavo destacou ainda outra que promete estourar em breve, a japonesa Uniquio. A rede abriu a sua primeira loja em Nova York recentemente e tem como principal característica ser muito barata. Enquanto essas marcas não chegam com força - ou pelo menos com preços tão baixinhos - por aqui a gente torce para nossas grandes marcas alcançarem tanto sucesso!

Fonte da imagem: Vila Mulher

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