Moldura certa para o olhar

Moldura certa para o olhar

Atualizado: Segunda-feira, 29 Agosto de 2011 as 11:13

  Saiba o que fazer quando a sobrancelha é tirada errada

Nunca duvide do poder de uma sobrancelha bem delineada. Consideradas a moldura do olhar, elas ajudam a harmonizar o rosto, melhoram a expressão e até tiram alguns anos da sua idade. “Podemos identificar os sentimentos ao observar as sobrancelhas. Além disso, elas dão um colorido e ajudam a dar um aspecto mais jovem”, diz Fátima Bahia, considerada a melhor designer de sobrancelhas do mundo, graças ao título concedido pela American Academy of Micropigmentation.

Para transformar as sobrancelhas em grande aliadas de beleza, o primeiro conselho da expert é respeitar a assimetria delas. “Nós temos as sobrancelhas com assimetrias diferentes e tentar igualá-las é um dos principais erros cometidos por muitas mulheres. O ideal é respeitar o traçado natural dos pêlos para que evite um visual plastificado”, aconselha.  

Dicas rápidas

Caso o estrago já tenha sido feito, Fátima ensina como amenizá-lo. Quando os pelos são retirados em excesso, o jeito é esperar eles crescerem de novo, “Se tentar consertar, corre o risco de afinar ainda mais a sobrancelha”, comenta. Enquanto isso, tire proveito da maquiagem. “Pinte as sobrancelhas com lápis HB para corrigir as falhas”, diz.  

A dica de Fátima para não cortar demais os pelos é: retire sempre um por vez. “Escove a parte interna de suas sobrancelhas para cima e arranque apenas os pelos que estão maiores que os outros, um de cada vez. Escove a parte externa de suas sobrancelhas para baixo e faça o mesmo”, ensina.

Quem se submeteu à maquiagem definitiva e o resultado não foi esperado precisará se submeter a novas sessões e ter paciência para corrigir o erro. “Procure um bom profissional. Primeiro, ele deve despigmentar para, depois, fazer uma nova micropigmentação”, fala a expert, que ressalta que não dá para arrumar tudo no mesmo dia.  

Fátima destaca ainda que uma sobrancelha bonita deve ter sempre o aspecto natural, sem exageros. A seguir, a designer analisa as sobrancelhas de famosas e diz o que elas deveriam fazer para ficarem ainda mais bonitas.  

Britney Spears

“Ela poderia usar um tom mais escuro nas sobrancelhas para realçar o olhar”, diz Fátima.

Fergie

Segundo a designer, a cantora precisaria usar uma sobrancelha mais grossa para ganhar um ar mais natural.

Jennifer Aniston

“A atriz poderia deixar as sobrancelhas mais próximas uma da outra para dar a impressão de que são mais arqueadas. Assim, deixaria o rosto menos largo e disfarçaria o nariz”, opina.

Reese Whiterspoon

Por conta de ter o rosto triangular, Fátima diz que o ideal para Reese é aproximar mais as sobrancelhas. “Assim, diminuiria a largura do rosto na parte superior, dando harmonia”, explica.

Salma Hayek

Como a atriz possui o rosto quadrado, o ideal é deixar as sobrancelhas longas e cheias.

Scarlett Johansson

“Ela poderia ter as sobrancelhas um pouco mais grossas, já que tem a testa larga e o queixo afilado. Além de valorizar o formato, iria realçar ainda mais seus olhos”.

Cléo Pires

Fátima aprova 100% as sobrancelhas da atriz brasileira. “São bem arqueadas, longas e grossas na medida certa”, diz.

Mariana Ximenes

Mariana também recebeu nota 10 da expert. “Ela tem testa larga e possui o formato de sobrancelha adequado, que não precisa ser modificado”, comenta. Para quem tem o mesmo formato de rosto, Fátima diz que “o ideal é evitar sobrancelhas muito finas”.

Betty Lago

“As sobrancelhas muito finas não são o ponto mais marcante do seu rosto. Engrossar um pouco as sobrancelhas iria deixá-la mais jovem e com o olhar mais expressivo, sem perder sua personalidade”, sugere.  

Malu Mader

“Suas sobrancelhas grossas são sua marca e é interessante mantê-la. Mas a atriz poderia tirar o excesso para ficar mais arrumada e procurar um cirurgião plástico ou dermatologista para, talvez, aplicar toxina botulínica para deixá-las um pouco mais arqueadas”.        

veja também