Mudança nos lábios pode ser temporária ou definitiva

Mudança nos lábios pode ser temporária ou definitiva

Atualizado: Terça-feira, 11 Janeiro de 2011 as 10:37

Há mais de 300 materiais que podem ser usados para o preenchimento labial, como o ácido hialurônico, o dimetilsiloxane, o metacrilato, dentre muitos outros.

Indicamos a realização de um procedimento estético quando há um desequilíbrio evidente nas linhas faciais da paciente ou quando ela deseja ter lábios mais harmoniosos com o seu rosto.

Os preenchimentos temporários costumam durar até seis meses e são indicados para aquelas que evitam fazer mudanças bruscas.

Já os definitivos podem ser feitos gradualmente, para que a paciente vá se acostumando, aos poucos, com as novas feições. O preenchimento dura, em média, 10 minutos, e é feito no próprio consultório.

É aplicado um creme anestésico nos lábios, ou feita uma anestesia local, e a substância é injetada na pele com agulhas bem finas. É possível não só aumentar os lábios, como modificar o formato original dos mesmos.

O local fica inchado por cerca de 50 horas. Podem ocorrer também hematomas que desaparecem em uma semana, sem sequelas.

Quem tem linhas verticais muito marcadas, como as fumantes, precisa associar ao preenchimento, aplicações de toxina botulínica para relaxar a musculatura ao redor da boca e fazer com que o preenchimento dure por mais tempo.

Quando a mudança é radical

Quando a intenção for a de fazer uma mudança definitiva na aparência, o cirurgião plástico poderá recomendar a realização de uma queiloplastia.

A cirurgia promove a inversão dos lábios, a partir da parte interna da região e constroi um novo contorno. Primeiro, o cirurgião plástico faz uma incisão na linha que contorna os lábios e, em seguida, retira uma faixa de pele milimétrica logo acima e abaixo, unindo-a com a mucosa interna.

A cirurgia é feita sob anestesia local associada à sedação e dura cerca de 50 minutos, não havendo a necessidade de internação.

Durante a primeira semana de pós-operatório, indica-se a ingestão de alimentos líquidos e pastosos, já que a região fica dolorida.

A exposição ao sol é proibida por um mês para evitar que a cicatriz escureça. Mesmo assim, recomendamos, sempre, o uso de protetores labiais, que garantem a umidificação dos lábios e a fotoproteção.

veja também