Muito cuidado com as dietas milagrosas

Muito cuidado com as dietas milagrosas

Atualizado: Terça-feira, 26 Julho de 2011 as 9:45

Na tentativa de obter um corpo escultural, preferencialmente sem muito sacrifício multiplicam-se as dietas de ocasião (dieta do abacaxi, da fruta, da lua, do sol, do atum e da proteína, entre outras) que prometem perda de peso considerável em curto espaço de tempo. Dietas essas, muitas vezes inviáveis em longo prazo, tanto por não oferecerem um equilíbrio dos nutrientes como por serem extremamente restritivas.

Segundo Dra. Yolanda Schrank, médica endocrinologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica/DASA, estima-se que mais da metade da população adulta esteja com sobrepeso ou obesa, tornando a obesidade uma epidemia e a segunda maior causa de morte evitável, superada apenas pelo tabagismo.

Na internet e em canais de venda na TV são apresentados inúmeros produtos, que prometem perda de peso muito rapidamente. É bom saber que muitos dessas supostas soluções apresentam risco para a saúde e não possuem recomendação da classe médica. Seguindo uma estratégia comercial, os redutores de peso são anunciados sempre nas proximidades do verão, quando as pessoas estão mobilizadas para entrar em forma.

"As dietas radicais podem apresentar efeitos quase que imediatos, mas podem causar danos sérios à saúde e resultar no famoso efeito "sanfona" ou efeito "iô-iô". Como dificilmente o indivíduo consegue manter uma dieta severa e pouco palatável durante muito tempo e como normalmente, depois de alcançado o objetivo, o indivíduo volta a comer "errado" conforme fazia antes, invariavelmente o peso perdido e, algumas vezes, até um pouco mais, é recuperado", alerta a médica.

Além disso, segundo Dra. Yolanda, o emagrecimento rápido, sobretudo quando não associado à prática regular de alguma atividade física, pode trazer problemas estéticos, como estrias e flacidez, além de desânimo ou cansaço, resultados da carência de alguns nutrientes. Por exemplo, as dietas com grande restrição de carboidratos são deficientes em vitamina E, A, tiamina, ácido fólico, cálcio, magnésio e zinco e as dietas com restrição de gorduras costumam ser deficientes em vitamina B 12.

A dieta ideal é a balanceada (que contém todos os grupos de alimentos) e deve ser feita sob medida para cada pessoa, respeitando as características de cada um (biotipo, peso e altura, entre outros). A dieta deve conter, portanto, carboidratos, vitaminas, proteínas, minerais e também as "mal-vistas" gorduras. As gorduras ou lipídios, além de fornecer energia ao organismo são fundamentais na absorção de certas vitaminas e na fabricação de elementos vitais para o bom funcionamento do organismo, como os hormônios. Ou seja, o indivíduo que quer emagrecer deve comer de tudo um pouco, porém "diminuir" (não eliminar) as frituras, gorduras, massas e doces.

O ideal é evitar longos períodos de jejum. "O correto é fazer um fracionamento na alimentação diária, comendo de três em três horas, assim a fome diminuirá e você perderá peso com mais facilidade. Na hora da alimentação, os alimentos naturais e leves são os mais indicados, pois no calor a sensação de cansaço é maior devido ao clima quente", alerta a especialista.

Também é muito importante ressaltar a importância de aliar uma alimentação balanceada e saudável aos exercícios físicos ao longo do ano. Para quem não tem tempo de freqüentar uma academia, a dica é caminhar sempre que possível, aumentando o ritmo gradualmente. Subir as escadas, ao invés de utilizar o elevador, caminhar uma quadra ou duas, ao invés de pegar o carro para comprar o jornal, por exemplo, já podem ser um ótimo começo.

"Ou seja, melhor que uma dieta com resultados que duram somente um verão é a mudança de estilo de vida. O ideal para tanto é a reeducação alimentar e a prática regular de alguma atividade física, que resultam em aumento na qualidade de vida e perda de peso sustentável, que tem tudo para durar toda uma vida", conclui Dra. Yolanda.

veja também