Mulheres ricas preferem os homens bonitos

Mulheres ricas preferem os homens bonitos

Atualizado: Segunda-feira, 20 Dezembro de 2010 as 11:06

Já ouviu falar do 'efeito George Clooney'? Este foi o tema de um estudo feito por psicólogos na Escócia, que tenta entender por que mulheres ricas preferem os homens mais bonitos e mais velhos. O resultado mostra que quanto maior a independência financeira feminina, maior é a sua valorização dos traços físicos do homem. E, ao contrário, do que as revistas de celebridades mostram, elas ainda preferem os mais velhos.

O estudo surpeende porque é a primeira vez que uma pesquisa mostra que elas também dão muito valor a um parceiro belo. Para a psicóloga Fhionna Moore, coordenadora do levantamento, as mulheres ganham confiança com a independência financeira e, por isso, se sentem seguras para escolher mais. Como elas não precisam de segurança material, acabam pensando mais nos traços físicos.

- O comportamento feminino está mudando. Antes, somente o homem dizia que se importava com as características físicas. Agora, as mulheres estão começando a pensar da mesma maneira.

Diversos estudos já mostraram que, instintivamente, as mulheres preferem a estabilidade econômica à beleza. Já os homens quase sempre buscam parceiras jovens, atraentes e com traços harmônicos. Mas, aparentemente, a medida que o salário aumenta, o comportamento feminino passa a ficar mais parecido com o masculino, pelo menos no jogo da conquista.

A pesquisa foi feita com 3.770 pessoas, metade do sexo masculino e metade do sexo feminino. Todos tiveram que preencher um questionário sobre histórico familiar, vida pessoal e vida financeira.

veja também