Natura Ekos lança produtos à base de açaí

Natura Ekos lança produtos à base de açaí

Atualizado: Sexta-feira, 9 Outubro de 2009 as 12

Inspirada na nova safra que a natureza nos oferta, a linha chega ao portfólio com seis produtos exclusivos feitos com o ativo

Antes mesmo do sol surgir no céu da capital do Pará, ele já aparece como protagonista da vida dos moradores da região. Os barcos encostam às margens do porto do Ver-o-Peso com centenas de cestos lotados com a iguaria para a Feira do Açaí. Rico em vitaminas, o açaí, fruto de rubros tons, traz saúde para os povos da floresta e é sinônimo de alimentação, cuidado e sabor.

Durante a safra do açaí, os povos da Amazônia obedecem a uma espécie de rito de preparação: sobem no açaizeiro, colhem os cachos mais carregados e colocam os frutos em paneiros, cestos típicos de carregar Açaí. Estes cestos são então distribuídos por todas as cidades dos arredores, em mercados e feiras.

Dos grãos amassados surge o "vinho do açaí", geralmente espesso ou, como se fala na região, "do grosso": o preferido. São abundantes as casas nos arredores de Belém que vendem açaí batido. Para chamar a atenção do cliente, uma bandeirola vermelha é colocada na entrada. As descrições são de todos os tipos:"Açaí do gordo", "Açaí do bom", "Açaí do nosso", "Açaí da ilha", entre outros.

Saudável e nutritivo, ele é mais do que alimento. O açaí é também uma manifestação cultural da Amazônia que perdura há séculos. No Pará, de onde sai 95% da produção nacional, é onde ele mostra seu valor, com a força de sua tradição, comprovando-se como símbolo da cultura brasileira e da biodiversidade da região norte do país.

Inspirado na cultura do açaí, Natura Ekos traz uma linha exclusiva e sob medida para o momento do banho e cuidado do corpo, com seis produtos formulados a partir do óleo, torta e aromático de açaí. A linha é composta por Manteiga Esfoliante, Óleo Trifásico, Frescor, Sabonete Lixa Esfoliante e Sabonetes Cremosos, Polpa Hidratante para Pernas e Pés e um kit especial: Kit Primeira Colheita, uma homenagem a esta primeira safra.

Com textura inspirada no Vinho do Açaí, como sua polpa é conhecida na região onde os grãos são colhidos, a Manteiga Esfoliante é um esfoliante para o banho que limpa, perfuma e amacia a pele do corpo. O Óleo Trifásico proporciona perfumação e hidratação 24 horas para o banho. Inspirado no frescor das palmeiras de açaí, o Frescor de Açaí combina notas verdes e frescas com toques de frutas vermelhas.

O Sabonete Lixa Esfoliante é uma inovação na Natura que promove esfoliação intensa para áreas ásperas, como uma pedra-pome mais suave, e auxilia o não surgimento de pêlos encravados. Para hidratação destas áreas ásperas, a Polpa Hidratante para Pernas e Pés traz alto poder de nutrição e hidrata a pele intensamente nas áreas mais ressecadas como pernas e pés.

No mês de lançamento do novo ativo, os consumidores poderão adquirir o Kit Primeira Colheita composto por uma versão miniatura do óleo trifásico (30 ml), do sabonete lixa esfoliante (25g) e da polpa hidratante pernas e pés (25g). "Queremos que o consumidor tenha uma experiência sensorial com Natura Ekos e com o Açaí. Além de ser uma ótima opção para presente", explica Denise Alves, diretora de unidade de negócio da Natura.

Safra - Com o Açaí, a Natura inaugura o conceito de Safras. Assim como nas safras da natureza, os produtos ficam disponíveis apenas por um período no ano e em edição limitada. Eles ficam a venda por aproximadamente cinco meses e retornam no ano seguinte ao portfólio com os produtos mais vendidos e novidades.

Cultivo sustentável - O açaí de Natura Ekos valoriza e reconhece a importância da tradição cultural do ativo. O cultivo do ativo, utilizado pela Natura, é orgânico, certificado pelo IMO (Instituto de Mercado Ecológico), e feito através de manejo sustentável pela COFRUTA, uma comunidade em Abaetetuba, Pará.

A partir desse cultivo, acontece a transformação de ativos da biodiversidade brasileira em óleo, torta e aromático de Açaí que compõem as fórmulas dos produtos. O óleo, extraído da polpa, está presente em todos os produtos, exceto o Frescor que possui o aromático de Açaí. O aromático é obtido por um processo exclusivo da Firmenich, em que a extração é feita através da polpa do fruto em um processo totalmente verde (o único solvente utilizado é o álcool, que é proveniente da cana-de-açúcar, fonte renovável). A manteiga esfoliante e o sabonete lixa esfoliante também trazem a torta de Açaí - resíduos da extração do óleo obtido após a prensagem da polpa - que oferece a esfoliação da pele, além de aproveitar os resíduos da extração do óleo.

Em edição limitada, como toda safra, a linha Natura Ekos Açaí será vendida entre os meses de outubro e fevereiro.

veja também