No inverno, o cabelo é preso e colorido

No inverno, o cabelo é preso e colorido

Atualizado: Sexta-feira, 23 Janeiro de 2009 as 12

Nem só de roupas vive a moda proposta no São Paulo Fashion Week. Cada vez mais, as marcas elaboram um planejamento de imagem, um look completo que veste suas mulheres idealizadas. Aí, entra o estilo do cabelo e da maquiagem associado às roupas. Assim, cada vez mais, as passarelas são usadas como plataforma para cabeleireiros, maquiadores e marcas de cosméticos mostrarem suas tendências e suas leituras.

E para o inverno 2009, o corte vale menos. Chanel, longo, médio... a escolha é de cada mulher. Essa "liberdade" é fruto da valorização dos penteados. Nunca a trança, rabo-de-cavalo e o coque estiveram tão cool.

Segundo o cabeleireiro Daniel Hernandez, não há uma aposta em específico quanto ao comprimento dos cabelos. "Todos os comprimentos vão estar em alta, principalmente os compridos e os curtos radicais, como Joãozinho e chanel".

Outra proposta para o inverno são os fios retos, ou seja, nada de repicados e desfiados. O cabeleireiro Celso Kamura dá a dica de qual vai ser o penteado do momento. "Nesse inverno o cabelo preso vai continuar sendo tendência, afinal é chique e valoriza a roupa. Na estação, o coque vai ser bastante usado, mas com alguns fios soltos e com efeito desarrumado", afirma.

Segundo o cabeleireiro Marcos Proença, por estar preso, o cabelo precisa ter um bom trabalho de finalização e brilho. "Para durar mais o penteado, é bom aplicar mousse antes de secar os fios. Assim, fica tudo no lugar por mais tempo. Outro produto que não pode faltar é o gloss de brilho, que valoriza o trabalho", diz.

Quanto às cores, Hernandez garante que os tons avermelhados vão dominar a estação, mas faz uma ressalva às mulheres que têm a pele mais escura. "As mulheres de pele clara podem usar e abusar das cores no inverno, já as de pele escura devem tomar cuidado, porque não são todas as cores que combinam", diz o cabeleireiro.

Nas passarelas internacionais, os tons quentes também predominaram. A novidade é que ao contrário da praxe de escurecer totalmente os fios com a chegada do inverno, agora a intenção é substituir as mechas loiras por mechas quentes, que variam de acordo com o fundo de cada cabelo, mas podem ser do loiro mel ao vermelho.

veja também