Normal, oleosa ou mista? Descubra agora o seu tipo de pele.

Normal, oleosa ou mista? Descubra agora o seu tipo de pele.

Atualizado: Segunda-feira, 2 Janeiro de 2006 as 12

O fundamental nesta vida é a gente se conhecer bem. Principalmente, quando o assunto é estética facial. Não perca seu tempo e dinheiro com dezenas de produtos e tratamentos de beleza, antes de descobrir qual o seu tipo de pele. Você já sabe qual é?

Pele normal possui uma textura aveludada, não brilha e não repuxa. Pele oleosa há uma excessiva atividade das glândulas sebáceas, que provoca brilho em todo o rosto - principalmente na zona T (testa, nariz, queixo) -, cravos e espinhas e poros dilatados. Alguns dermatologistas afirmam que as rugas tardão em surgir em quem tem esse tipo de pele. Pele seca ao contrário da pele oleosa, essa é seca e fina, com tendência a enrugar, não brilha e as bochechas repuxam. Pele mista-oleosa nas maçãs do rosto é do tipo normal e na zona T brilha e tem predisposição a cravos e espinhas. Pele mista-seca é seca nas bochechas, que ficam mais repuxadas e na testa, nariz e queixo há um brilho leve. Agora que você já descobriu qual o seu tipo de pele, conheça alguns produtos mais indicados no seu caso.

Como existem centenas de opções no mercado, na hora da compra sempre surge a dúvida de qual produto é mais adequado a você. Veja algumas sugestões que não podem faltar no seu kit de beleza.

Pele normal: opte por fórmulas leves, com muita água e pouco óleo. Uma loção ou emulsão de limpeza, tônico sem álcool, hidratante com vitamina C e claro, creme para área dos olhos.

Para peles mistas, oleosas ou com acne: Gel de limpeza com ácido glicólico, tônico sem álcool, cicatrizante para acne e para finalizar um hidratante em gel. Se a sua pele está com acne, dê preferência as formulas não comedogênicas, que não deixam os poros obstruídos.

Pele seca: creme de limpeza ou sabonete líquido hidratante, creme para área dos olhos, e um hidratante com vitamina A ou à base de óleos e uréia, de ação prolongada que combatem a escamação e a irritação.

Para peles sensíveis: hidratante com função calmante e com fórmula hipoalergênica - que não provoca alergia. Fique distante de produtos com derivados de petróleo, componentes gordurosos e fragrâncias.

Para a pele dos olhos e lábios: a pele na região dos olhos é muito fina, delicada e com poucas glândulas sebáceas, por isso precisa de um produto que aja especificamente nessa área. A pele dos lábios queima com facilidade, pois possui pouca melanina. Então, use protetor labial com filtro solar.

Uma dica importante para não causar irritações à pele é utilizar produtos de uma mesma linha.

Saiba para que servem os ingredientes mais usados em hidratantes

Elastina e colágeno: previnem a flacidez e as rugas, mantendo a elasticidade da pele. Ácido hialurônico: protege mais a pele ao reter água nos tecidos. Alfa-hidrácidos: facilita a renovação celular e hidratação, pois a pele é levemente descamada. Vitamina C: estimula a produção de colágeno, hidrata os tecidos e auxilia na eliminação de manchas provocadas pelo sol. Alantoína: refresca a pele. Ceramidas: combate à desidratação, formando uma barreira nas áreas mais secas, como joelhos e cotovelos. Fator de proteção solar: retarda o envelhecimento e ajuda a prevenir o câncer de pele. Lipossomas: são microesferas que ajudam as camadas mais internas da pele a absorver os princípios ativos dos cremes. Atenção:

Na verdade os hidratantes servem para criar uma barreira na pele contra os agentes agressores externos, ajudando a manter a água e o manto lipídico. Apesar da pele oleosa produzir uma maior quantidade de sebo, não quer dizer que não perca água. Portanto, necessita de cremes hidratantes também.

Mas a receita básica para se ter uma pele bonita é beber muita água. No mínimo 2 litros por dia.

Leia também

Normal, oleosa ou mista? Descubra agora o seu tipo de pele Mantenha a pele sempre bonita e livre de manchas. Envelhecer é inevitável! Maquiagem: a amiga da beleza. Aprenda a conviver com a acne! Conheça o segredo de beleza para adiar a cirurgia plástica. Fuja das marcas de expressão e dos pés de galinha. Para quem deseja uma boca carnuda... Para um efeito incrível! Pêlos clarinhos, quase transparentes, nas sombracelhas?

veja também