Nova substância garante o retardar o apareceimento das rugas

Nova substância garante o retardar o apareceimento das rugas

Atualizado: Sexta-feira, 26 Dezembro de 2008 as 12

Um dos problemas que mais deixam as pessoas preocupadas após os 30 anos é o surgimento das rugas, que podem aparecer precocemente devido a fatores externos, como estilo de vida, exposição freqüente ao sol, tabagismo e estresse. A grande novidade é que estas indesejáveis marcas podem ser retardadas com um novo tratamento: a mesotoxina, conhecida também por Baby Botox, porque pode ser indicada para pessoas que ainda têm a pele lisinha. Esta técnica utiliza a aplicação de toxina botulínica em concentração específica (menos do que a quantidade normalmente utilizada), por meio do procedimento chamado intradermoterapia, isto é, aplicação do medicamento diretamente na derme. "Na realidade, o procedimento tem o efeito de relaxar os músculos da face, retardando o aparecimento das rugas. A pele fica renovada e mais viçosa após o tratameto", explica Dra. Maria Mercedes Granja, cosmiatra e professora da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.

Pesquisa realizada pela Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética (ASAPS), aponta que a toxina botulínica é um dos cinco procedimentos estéticos mais realizados no mundo para o tratamento de rugas. Porém, ela paralisa a musculatura e deixa a pessoa sem os movimentos normais da mímica facial, transformando as expressões naturais. Já a mesotoxina, por usar uma concentração mais diluída, não causa esse efeito "paralisador", dando naturalidade à região onde é aplicada, que pode ser na testa, na região dos olhos e no contorno da boca. "O objetivo primordial é amenizar o processo de envelhecimento, sem paralisar a face, com leveza e segurança", completa a cosmiatra.

O procedimento é feito com agulhas muito finas, com uma camada de silicone protetor, o que permite uma punção muito fácil, com mínima dor. Depois da aplicação, o paciente recebe uma proteção de esparadrapos antialérgicos, que mantém o produto nos pontos onde foi aplicado. A pessoa pode voltar imediatamente às atividades normais, mas deve evitar fazer ginástica e massagear o local nas horas seguintes após a aplicação.

veja também