Novas regras podem ser implementadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ainda em 2012

Entenda a padronização dos tamanhos de roupa no Brasil

Atualizado: Sexta-feira, 16 Março de 2012 as 8:42

Em 1968, a ISO, entidade que coordena padronizações, determinou que as medidas de roupas deveriam ser proporcionais aos biótipos de cada país. Assim, cada lugar usa uma fórmula. No Brasil, atualmente, o número da calça feminina é a metade do comprimento do quadril subtraída de 8 (96 cm de quadril? O tamanho é 40).

Mas isso não significa que exista uma padronização. Maria Adelina Pereira, superintendente do Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), afirma que, na média, o mundo engordou, mas a numeração se mantém. As fábricas aumentam aleatoriamente a modelagem, por isso é comum o tamanho de um jeans variar conforme a marca.

Porém, o mercado brasileiro de roupas prepara ainda para 2012 uma padronização coordenada pela própria ABNT, em parceria com várias entidades de classe ligadas à moda, que unificará a modelagem por número de roupa. A ideia é que os brasileiros consigam identificar o vestuário certo pelas medidas do corpo.

Das marcas que aderirem ao padrão, que não será obrigatório, poderemos comprar uma blusa observando na etiqueta a faixa de medida de busto e costas. Segundo Sylvio Napoli, da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), a norma já foi oficializada para o vestuário infantil, segue adiantada para implantação no segmento masculino e mais tarde valerá para o feminino.

Um exemplo: um vestido hoje considerado tamanho M terá em sua etiqueta as medidas: altura, 1,72 metros; busto, 102 centímetro; cintura, 74 centímetro; e quadril, 107 centímetros.

Enquanto a prática não se consolida, a marca Levi's se adiantou e passou a classificar suas peças de acordo com uma pesquisa que consumiu um ano e meio e avaliou mais de 60 mil silhuetas femininas em 18 países, inclusive o Brasil.

Quem tiver dúvida sobre a categoria em que se encaixa pode fazer um teste pelo site da grife. Assinale as formas mais parecidas com as suas e indicar os problemas que enfrenta na hora de vestir um jeans comum, e então o programa informa qual modelo da grife você deve buscar.

*Com informações da SUPERINTERESSANTE

veja também