O amor além da beleza, fique atento.

O amor além da beleza, fique atento.

Atualizado: Terça-feira, 4 Outubro de 2011 as 9:13

Quem não conhece aquele conto de fadas em que o sapo vira um príncipe após ser beijado pela princesa? Essa é apenas uma metáfora para mostrar que nem sempre nos apaixonamos pelos homens mais bonitos do universo. Na verdade, a beleza, geralmente, não é o que mais importa. Por isso, frequentemente, ouvimos dizer que o amor é cego.

Pode ser mesmo. Afinal, o que é mais importante em um companheiro? Aquela aparência "perfeita" um dia acaba e o que fica é o amor, o respeito, a amizade, o bom humor e a sinceridade. Então, na hora de olhar para o lado em busca de um companheiro, preste atenção em outras qualidades. Você pode se surpreender com homens incríveis que deixou de olhar.

Para a desenhista Yara Peres, de Fortaleza, é fundamental que o homem tenha caráter, seja responsável e respeite o próximo. "Isso é essencial para iniciar qualquer coisa." A aparência, claro, é a primeira coisa que chama a atenção. Mas, segundo ela, alguns possuem uma postura arrogante por causa da beleza e isso faz com que a pessoa se torne mais “feia”.

"O que me chama a atenção são os inteligentes, que exploram características para se tornarem bonitos, e que dizem muitas coisas com o olhar", afirma Yara.

E, quando você começa a gostar daquela pessoa, tudo nela vai ser bonito. "Para mim, ele vai ser o mais lindo de todos." Yara destaca que, quando se está sozinha, é comum limitar a visão e enxergar apenas o que está por fora. Se ele não se encaixar naquele padrão estético, logo é descartado. "Mas o físico e a beleza não fazem sentido se não existir química entre o casal. Já namorei gordinho, magro, bonito, feio... Educar a visão a ser ilimitada é o grande segredo para encontrar a pessoa amada."

A advogada Natalia Bortot, de São Paulo, afirma que o mais importante é o respeito. "Esse é o elemento base para que outros valores surjam no relacionamento, como fidelidade e companheirismo."

Segundo ela, a beleza não é um fator determinante para você gostar de alguém. Natalia conta que já se apaixonou por homens que à primeira vista não a atraíram. Depois de conhecê-los melhor, os sentimentos foram aparecendo, a ponto de surgir uma atração física.

Mas a advogada afirma que, mesmo quando gosta de alguém, seu critério de beleza não muda por isso. "Se meu namorado não for bonito, não vou considerá-lo o mais lindo do mundo apenas porque gosto dele. Ele será o homem da minha vida, a pessoa que me faz feliz e me completa."

Para ela, o que a motiva a estar junto de outra pessoa é o amor. "Mas, quando ele acaba, surgem pensamentos sobre como me interessei por aquele homem, por não ser tão bonito."

Então, se você está à procura de um novo amor, busque características que permanecem com o tempo: companheirismo, sinceridade, fidelidade, bom-humor e respeito. A beleza um dia acaba e o que sobra é a união entre vocês.

veja também