O cabelo ideal para a sua profissão

O cabelo ideal para a sua profissão

Atualizado: Segunda-feira, 3 Outubro de 2011 as 12:12

Quando uma mulher está em busca de um novo look, antes de cortar as madeixas ela costuma levar em consideração em parceria com o cabeleireiro seu formato e tipo de fio. Mas uma característica que também deve ter peso antes da decisão final é a profissão.  

Afinal, o que fazemos diz muito sobre nossa personalidade. Sem contar que, segundo o visagista Daniel Oliveira, do Ophicina do Cabelo, no Rio de Janeiro, o corte e a cor adequados ajudam no posicionamento do profissional no mercado de trabalho. “Não imaginamos uma advogada, por exemplo, muito despojada e nem uma publicitária com os fios arrumadíssimos”, completa.  

Atividades formais x informais  

No quesito cores, para Daniel, mulheres contidas e sérias com profissões mais formais podem apostar no tom castanho. 

“É sóbrio e simples”, diz. Já as mais expansivas e vibrantes podem aderir ao ruivo. “É alegre e sensual, geralmente são estilistas, relações públicas e hostess”, continua. Os tons loiros, de acordo com o expert, são perfeitos para mulheres bem poderosas, criativas e femininas. “O leque varia bastante, podendo ser encontrado em artistas, empresárias, estilistas e modelos”, complementa.  

Quando o assunto é   textura , Daniel diz que os lisos geralmente transmitem seriedade. “Os lisos curtos são ideais para mulheres que gostam de assumir o controle e são autoritárias, como políticas, médicas, executivas e empresárias”, explica. Já quando o liso é longo, ele perde um pouco esse aspecto de super sério e assume um ar mais feminino. “É o tipo favorito de vendedoras, publicitárias e até jornalistas”, opina Daniel. O maior expert em viasagismo capilar no País, Philip Hallawell, completa: "O cabelo longo é sinal de sensualidade. Prender demonstra comprometimento", diz.  

Esse aspecto sensual dos longos fica ainda mais acentuado quando os fios são   ondulados . “Definitivamente, este tipo de cabelo não combina com o ambiente de escritório, por isso é indicado para promoters, atrizes, modelos e publicitárias”, concorda Daniel. Se os fios ondulados são curtos, pelo visagismo eles passam criatividade e simpatia. “Os ondulados curtos são charmosos e despojados, sendo, portanto, adotados por jornalistas, fotógrafas, médicas, vendedoras, atrizes, entre outras. Eles remetem muito também simpatia e criatividade. São mulheres que vivem a vida intensamente”, finaliza Daniel.

veja também