O cabelo nas fases da vida

O cabelo nas fases da vida

Atualizado: Quarta-feira, 14 Abril de 2010 as 12

Quem nunca teve um cabelo clarinho e lisinho quando criança e com o tempo os fios escureceram e enrolaram? Ou mesmo cabelos cheios de cachinhos que perderam o formato e ficaram lisos ou ondulados? Ou cabelos volumosos quando jovem que ficaram ralos ao envelhecer? O fato é que os cabelos mudam mesmo ao longo dos anos.

Mas o que explica o cabelo das crianças ser tão fino e claro? "Nessa fase, ainda não foi produzida toda queratina necessária, por isso os fios são finos e os cabelos costumam ser clarinhos pela falta de produção de melanina", explica o tricologista Valcinir Bedin.

E é na fase jovem que percebemos mudanças radicais nas nossas madeixas. Isso porque o estímulo hormonal da puberdade faz com que o cabelo escureça, produzindo mais melanina.

A forma dos fios se modifica nessa fase também por conta do estímulo do hormônio testosterona e é por esse motivo que cabelos lisos ficam enrolados ou cacheados ficam lisos e ondulados. Mas pode acontecer do formato não sofrer alteração com o passar do tempo. Nesses casos, explica o tricologista, a forma do cabelo não teve influência do hormônio testosterona.

Ao envelhecer também percebemos muitas mudanças. De acordo com Bedin, depois dos 50 anos há uma rarefação natural devido à idade e perda de substância de proteína e como resultado: menos fios, que acabam caindo e fios mais finos.

Além do que os cabelos ficam brancos e isso é inevitável! É um fator natural e também genético, mas também dependem da raça. A raça branca apresenta indícios de cabelo branco entre 35 a 45 anos, a amarela: dos 45 aos 55 anos e a negra: depois dos 55 anos. Como se vê, ninguém está livre disso!

por Tamirys Collis

veja também