O denim e suas lavagens

O denim e suas lavagens

Atualizado: Quinta-feira, 8 Abril de 2010 as 12

O jeans está com tudo nesse inverno, mas as tendências mais importantes nesse segmento são os diversos efeitos de lavagens no denim que vão desde o dirty, tingimento ecológico e efeitos mecânicos. Já a modelagem assume o papel de coadjuvante. Mas mesmo assim não perde seu importante papel nesse outono/inverno 2010, afinal, uma boa estrutura e corte são uma busca constante no universo fashion.

O mercado de moda opta sempre em lançar tendências que surpreendem o consumidor, os diversos representantes do mercado e os representantes desse setor que estão sempre procurando por novidades. Com a instabilidade da crise econômica mundial, os efeitos de lavagens mais caros foram descartados nessa estação. Confira abaixo as lavagens que são tendência para a estação:

Distressed denim -  o aspecto do jeans é rasgado e puído;

Dirty washed (talvez uma das mais importantes do inverno) - tem um aspecto sujinho com efeito vintage que dá aparência de um jeans desgastado com tonalidades queimadas que passam de uma gama de cor acinzentada a tons terrosos;

Acid washed - é uma lavagem muito forte e inusitada, em que a calça é manchada de maneira uniforme resultando em um aspecto final marmorizado;

Ombré ou dip dye - tem como caracteristica o efeito degradé;

Paint Effects - simula respingos de tinta localizados por um determinado pigmento. É uma das preferidas no segmento jeans wear nessa estação;

Bleached - resulta em um jeans azul bem clarinho. Esse resultado é alcançado com ajuda de produtos químicos e lavagens com pedra;

Leather denim -  para chegar em um efeito resinado e com brilho opaco imitando o couro, o leather denim é o indicado e um dos mais surpreendentes, por se aproximar tanto desse material (couro) que é indispensável no outono/ inverno.

Mas se a sua escolha é um jeans índigo puro, opte pela lavagem rawdenim, que nada mais é do que o brim bruto na textura original, sem lavagem.

As modelagens não devem ser descartadas, embora as lavagens sejam o grande destaque. Uma boa pedida é a carrot fit, uma modelagem afunilada na barra com volume no quadril e ajustada nas pernas. A calça boyfriend com a barra dobrada ainda é hit da estação, mas ela fica mais dentro da tendência se usada com alguma das lavagens citadas acima.

A calça skinny, aquela super justa, também é tendência. Uma outra vertente desse modelo e que também pode ser uma ótima para o inverno é a Jegging, que é a junção do jeans com o legging. É mais justa que a skinny e é mais conhecida como super skinny ou second skin.

As modelagens que voltam com algumas alterações são a Cropped, que tem a barra encurtada e lembra a antiga calça pescador, a relax (bem oversize), que como o próprio nome diz é uma calça com modelagem larguinha e com o gancho baixo e a clochard, que possui a cintura mais alta com a forma ampla e é sempre usada com um cinto para dar volume no quadril.

O modelo que se adequa em qualquer corpo é a high-waisted com cintura alta, que passa dos skinny aos flared. Já para modelos de shorts, o mais adequado no inverno é o cut off shorts que tem como característica o pouco comprimento, com o acabamento desfiado e o forro do bolso aparecendo. Várias celebridades já adortaram essa tendência na gringa. Agora é com você. Escolha suas opções de modelagens e lavagens e se joga no frio do inverno com estilo!

por Bruna Heloisa Cardozo

veja também