O estresse que acaba com a sua beleza

O estresse que prejudica sua beleza

Atualizado: Segunda-feira, 23 Abril de 2012 as 9:06

O estresse pode causar problemas de saúde como dor de cabeça, indisposição entre outros, o que muitas pessoas não sabem é que ele pode afetar também a beleza.

Unhas que quebram toda hora, problemas de pele e cabelos caindo demasiadamente são alguns dos resultados de tanto nervoso.

Unhas

Algumas pessoas naturalmente já tem unhas frágeis mas quem sempre as teve fortes deve ficar atento se elas começarem a se tornar menos saudáveis. Pode ser indicativo de problemas na glândula tireoide, disfunção hormonal ou doenças que tenham um fator emocional envolvido.

Esmaltes fortalecedores à base de cálcio, uma vez por semana, podem ajudar a endurecer as unhas e fortalecê-las. Além de tentar controlar esses distúrbios e aliviar o estresse, a dica para as unhas é tentar mantê-las curtas pois assim as chances delas quebrarem diminuem.

Cabelos caindo

Perder 50 fios por dia é normal, porém quando eles começam a aparecer aos montes no travesseiro ou no chão do banheiro é sinal de que o nível de estresse, problemas psicológicos e cansaço está muito alto. Aumento da oleosidade do couro cabeludo, caspa e coceira também indicam alto grau de estresse presente.

Use loções antifúngicas para acabar com o problema. Alisamentos, tinturas e outras químicas pioram a situação, pois deixam o couro cabeludo sensibilizado. O melhor mesmo é evitar esses procedimentos enquanto a caspa não some.

Leia também

Saiba como controlar sua TPM

Lavar os cabelos todos os dias faz mal?

Confira os cuidados com seus cabelos no outono

A pele

Ainda na barriga da mãe, durante a gravidez, o sistema nervoso e a pele do bebê se formam conjuntamente. Esse fato, de acordo com especialistas, explicaria porque muitos problemas emocionais como o estresse resultam em problemas de pele que podem variar desde doenças crônicas como vitiligo e psoríase até o envelhecimento precoce.

Quando a pessoa passa por momentos de muita tensão o corpo reage com alterações de grande intensidade principalmente hormonais, além da  alteração do colágeno e geração de radicais livres (o chamado de estresse oxidativo).

A pele, então, fica mais predisposta ao surgimento precoce de rugas, manchas, acne e outras doenças. Podem surgir olheiras que deixam a aparência de cansaço. A região em volta dos olhos é cheia de vasinhos e em situação de estresse, o excesso de adrenalina compromete a circulação sanguínea e eles acabam congestionados. O resultado é o aspecto de olhos roxos.

 

 

 

 

Com informações de Dicas de Mulher

veja também