O método tradicional que pode eliminar celulite por anos

O método tradicional que pode eliminar celulite por anos

Atualizado: Quinta-feira, 8 Março de 2012 as 10:58

Não se assuste com o nome feio pelo qual a doença é conhecida entre os
médicos: lipodistrofia ginoide.

A celulite atinge somente as mulheres devido a presença dos hormônios. Todo mês a mulher naturalmente retém e elimina líquidos em virtude do ciclo menstrual.

Com o tempo, parte deste líquido fica retido no tecido celular subcutâneo. E, na tentativa de remover o acúmulo, o organismo causa um processo inflamatório. O resultado é a formação de fibras que aprisionam as células, líquidos e gordura, como um maço de algodão envolto por uma rede de cabelo. A superfície da pele torna-se irregular, com depressões e reentrâncias que dão o conhecido aspecto de casca de laranja.

Até 1985, só haviam soluções paliativas. O primeiro tratamento satisfatório foi a Mesoterapia, técnica francesa criada pelo medico Michel Pistor em 1945, que consiste na aplicação de substâncias por meio de uma agulha muito fina, dentro da pele. O método reduz as fibras que encapsulam a gordura, melhoram a circulação local e removem os líquidos, minimizando a gordura e proporcionando uma diminuição do aspecto celulitico.

Outro método eficaz e seguro criado em 1995 foi a Subcsion. Técnica cirúrgica executada pelo dermatologista em consultório que consiste na remoção das traves que aprisionam a pele causando as depressões. Utilizando uma agulha com um bisturi na ponta, o médico corta as fibras e libera a pele. Os resultados são duradouros, podendo ser obtidos em 1 a 3 sessões com intervalo de 3 meses cada.

Os principais tratamentos coadjuvantes são a drenagem linfática feita manualmente ou por aparelhos e os cuidados alimentares. Cada vez mais a indústria vem criando novas tecnologias de ponta para combater a celulite.

Os mais utilizados hoje em dia são os que somam a radio frequência com a sucção, promovendo um aquecimento do subcutâneo, melhorando a circulação e a drenagem, assim como a melhora da derme através do colágeno novo formado. Sao feitas de 10 a 12 sessões semanais.

É bom lembrar: os maiores amigos da celulite continuam sendo o tabagismo e a pilula anticoncepcional. O primeiro por piorar a circulação e o segundo por favorecer a retenção de líquidos.

veja também