O que é melhor: xampu com ou sem sal?

O que é melhor: xampu com ou sem sal?

Atualizado: Segunda-feira, 3 Outubro de 2011 as 10:23

Com a moda das   escovas progressivas   e de diversas técnicas de alisamento, os cabeleireiros passaram a indicar o xampu sem sal para a manutenção dos fios com a justificativa de que são menos agressivos. Mas será que o sal faz mal para o cabelo? Existe   xampu sem sal ?

Antes de tudo, é preciso entender que quando uma embalagem traz a informação “sem sal”, significa que não houve adição extra desse ingrediente, embora ele esteja presente na fórmula.

O fato é que não existe xampu totalmente sem sal. Os   produtos   que dizem que não há sal na composição geralmente substituem o cloreto de sódio por outro tipo de sulfato ou derivados.

Sem o sal, os xampus não teriam consistência nem fariam espuma. Ele também funciona como um agente de   limpeza , que ajuda a finalizar a lavagem e remover alguns   resíduos   que outros ingredientes não conseguem.

Outra informação que deve ser ressaltada é que o sal usado nos xampus não é o mesmo usado na cozinha para o preparo dos alimentos. Apesar de receberem o mesmo nome, o sal usado nos produtos para cabelo   não contém iodo , por isso é mais puro.

Do ponto de vista dos especialistas no assunto, o cloreto de sódio não agride ou resseca os fios, não prejudica a   durabilidade   dos tratamentos e nem o   efeito   da escova progressiva ou da coloração.

Portanto, se você alisou o cabelo, não precisa se preocupar com o sal no xampu. Dê atenção especial aos cremes de hidratação, já que depois do processo químico os fios ficam   fragilizados .

veja também