O que tem dentro dos potes de cosméticos?

O que tem dentro dos potes de cosméticos?

Atualizado: Quarta-feira, 10 Novembro de 2010 as 11:03

Babosa, camomila, jaborandi. Você provavelmente já usou algum creme com esses componentes, mas saiba que as prateleiras de cosméticos podem exibir produtos com fórmulas com ativos naturais muito mais estranhos.

O site Bella Sugar listou estes e outros ingredientes que, apesar de nojentos, prometem deixar todo mundo mais bonito. Confira a seguir alguns deles e clique aqui para a lista completa (em inglês).

Veneno de cobra Syn-ake, um ativo sintetizado em laboratório a partir da propriedade paralisante do veneno da cascavel, promete ser uma alternativa de relaxamento muscular para atenuar as linhas de expressão do rosto. Marcas como Peter Thomas Roth e Sonya Dakar usam-no em sua linha anti-idade – a atriz Gwyneth Paltrow, aliás, é fã.

Vômito de baleia Apesar de ser tema de discussões ambientalistas, é exatamente daí que vem o ingrediente fixador de alguns perfumes, o âmbar cinza ou âmbar de baleia. Para ser mais precisa, ele vem do vômito das orcas, mas também pode ser retirado abrindo o intestino desses animais - razão ambiental pela qual a maioria das marcas agora usa uma versão sintética do ativo em suas fragrâncias.

Sêmen de touro Por ter muita proteína, é bom para fortalecer e hidratar profundamente o cabelo. Um salão de cabeleireiros em Londres, o Hari’s Salon, cobra US$ 100 (R$ 170) por um tratamento capilar com ele.

Placenta de ovelha Também por conter muita proteína, é usada como tratamento capilar para fortalecer e hidratar. A marca norte-americana Hask, por exemplo, tem uma linha completa de produtos feitos com placenta destes animais.

Lesma Sabe aquele rastro pegajoso deixado pelo animal quando ele se desloca? A marca Chilean e sua linha Arenscaracol juram que o ativo ajuda a melhorar a elasticidade da pele e suavizar linhas de expressão.

veja também