O que usar na primavera

O que usar na primavera

Atualizado: Quinta-feira, 14 Outubro de 2010 as 11:16

A primavera começou e as tendências da estação já estão nas vitrines e começam a aparecer nas ruas. No guarda-roupa não vão poder faltar tons pastel, estampas florais, babados, rendas, cintos, shorts jeans, sandálias abotinadas, calçados meia-pata, bolsas com corrente, coletes e blazers ajustados. Turquesa e coral prometem ser febre, em acessórios e roupas. Há, ainda, espaço para borboletas, laços e passarinhos.

Para não se tornar uma fashion victim e sair usando todas as tendências ao mesmo tempo, o stylist Vinnie Pizzingrilli indica misturar aquilo que está em alta com outras peças mais simples e clássicas.

As estampas de flores aparecem em profusão nas araras. Há desde os florais bem pequenos, os liberty, aos grandões, para todos os gostos. E pode misturar flor com flor? "Sempre que for combinar duas estampas é importante que elas tenham cores semelhantes para ter harmonia. Também fica interessante combinar uma peça toda estampada com uma com uma estampa localizada", diz a consultora de estilo Vanessa Barone.

Os florais pequenos, aliás, combinam mais com quem é menor. Já as grandonas podem apostar nas flores maiores. Estampas chamativas destacam a parte do corpo em que estão. Assim, quem tem quadris largos, por exemplo, deve evitá-las na parte de baixo do corpo.

Como usar tons pastel sem parecer pálida? Dois deles podem ser combinados no mesmo look, ou um pode ser usado com outra cor mais forte. Outra dica de Vinnie é usar um look total pastel, monocromático e elegante. O neon, queridinho do verão 2010, ainda aparece em algumas peças de roupa e vem misturado aos tons pastel, como ponto de luz.

Os babados são outra tendência da estação. Eles trazem romantismo e delicadeza. "Não combinam com todas as mulheres nem com todas as ocasiões. Uma executiva, por exemplo, que precisa passar uma ideia de liderança e eficiência deve evitar usar babados quando estiver num ambiente profissional", diz Vanessa. Quem tem seios grandes deve evitar os bababos na região, bem como quem tem quadris protuberantes também deve deixá-los de lado.

O short é uma das apostas que já ganharam as ruas. Mas como usar a peça sem ficar vulgar? "Quanto mais curto o short, maior o perigo. Os curtinhos ficam melhor em mulheres jovens. Também é importante manter equilíbrio na combinação: um short mais curto e justo pede uma blusa com mais volume, mais solta no corpo, para fazer o contraponto", diz Vanessa.

Renda deixou de ser algo para a noite e agora está no dia a dia. Ela pode ser combinada a peças de alfaiataria e até com jeans. Já os cintos fininhos e coloridos ficam ótimos em vestidos, saias e calças. Vale usar dois ao mesmo tempo, de cores diferentes, para marcar a cintura e fazer um visual superfeminino. Para não errar nas escolhas, basta respeitar o próprio estilo e os limites do corpo.

veja também