O segredo da boa forma

O segredo da boa forma

Atualizado: Quinta-feira, 6 Outubro de 2011 as 10:25

Contagem regressiva para o verão, a temporada mais esperada pelos brasileiros. Praia, sol, biquíni e corpão à mostra.  Mas para isso é preciso manter a boa forma e não é à toa que as academias ficam lotadas nesta estação. Dessa vez, a prática esportiva mais usada pelos alunos é o ciclismo, assim como as aulas de spinning, bike e todos os exercícios que envolvem a pedalada.  Mas o que será que a modalidade pode trazer de benefícios para o corpo?

Matt Roberts é personal trainer e desenvolveu um programa de boa forma que é seguido por diversas celebridades como: Madonna, Naomi Campbell, Tom Ford, entre outros. Dentro desse programa o ciclismo é peça chave para eliminar gordura e deixar o corpo esbelto. Descubra os motivos:

“O ciclismo trabalha os quadríceps, os músculos anteriores da coxa, e fortalece as pernas, além de ser um bom exercício de baixo impacto para o sistema cardiovascular”, afirma Matt. 

Técnicas

A boa postura nesse tipo de atividade é essencial. Para isso, observe os seguintes procedimentos quando estiver pedalando: 

Ajuste a altura do selim. No ponto máximo da pedalada, sua perna deve ficar levemente flexionada. Se você tiver que esticar completamente a perna, é sinal que o selim está muito alto e você vai acabar forçando demais a articulação do joelho;  Mantenha as costas retas,  para  não forçar demais os músculos no meio e na parte baixa das costas;  Mantenha a parte da frente do pé firmemente apoiada no pedal. Quando você pedala, a força parte dos quadríceps  e daí é transmitida até a ponta do pé

Dicas

Assim como qualquer outra atividade física, com o tempo ganha-se aprimoramento dos movimentos, do corpo e dos resultados. Portanto, quanto mais você desenvolver as técnicas, mais efetivos serão os resultados de suas pedaladas. 

Escolha uma velocidade apropriada à sua resistência – 85 a 90 pedaladas por minuto apresentam um bom nível para queimar gorduras.  Trabalhe com intensidade suficiente para pôr à prova suas pernas, coração e pulmões; Se puder escolha trajetos, ou níveis que tenham ladeiras, para poder varias a intensidade do exercício;  Rodar sem esforço não exercita nada. Mas também não é preciso chegar a extremos para ter um alto nível de resistência.

veja também