O tipo de franja que combina melhor com o seu formato de rosto

O tipo de franja que combina melhor com o seu formato de rosto

Atualizado: Segunda-feira, 7 Novembro de 2011 as 11:17

Você quer mudar o cabelo, mas não sabe como? É incrível como a franja tem o poder de deixar a aparência diferente. Basta decidir cortar para ficar com um novo look. Pode ser curtinha, mais longa, desfiada, reta, lateral...na verdade, o que vai determinar como deve ser o estilo da franja é o formato do rosto de cada mulher.

A franja que está em alta é a curtinha, na altura da sobrancelha. O problema é que não é todo mundo que fica bem com ela. Confira, então, qual tipo de franja combina com os diferentes formatos de rosto:

Rosto arredondado

Segundo Mari Nicácio, hairstylist do salão Homa Elite Salon e membro do Fashion Team Guillaume Foundation, o rosto arredondado combina com franja curta, na altura da sobrancelha. "O ideal é que o centro da franja seja levemente mais longo que as extremidades. Esse truque dá equilíbrio entre cabelo e rosto", diz.

Já J. Alvim, cabeleireiro do salão Studio w Iguatemi, indica para este tipo de rosto, uma franja lateral mais longa, cortada na altura do nariz.

Dica: É importante ressaltar que só o corte não faz milagre. O ideal é combinar penteado e look para disfarçar o rosto redondo. Evite brincos arredondados e prefira estes acessórios mais compridos.

Rosto comprido e alongado

Para este tipo de rosto, recomenda Mari, o ideal é usar uma franja um pouco abaixo da sobrancelha e desfiada.

Outro estilo de franja que fica bem neste caso, de acordo com Alvim, é aquela cortada na altura do nariz e usada de lado. "Uma boa pedida é prender metade da franja com uma presilha e deixar a outra metade solta".

Dica: É importante ressaltar que só o corte não faz milagre. O ideal é combinar penteado e look para disfarçar rosto comprido. Neste caso, o indicado é usar brincos arredondados e evitar roupas com decote V, que alongam ainda mais o queixo.

Rosto fino

Para este tipo de rosto, o ideal é usar uma franjinha na altura da sobrancelha e mais espessa. Ela pode ter formato arredondado. Para conseguir este efeito, as extremidades da franja devem ser um pouco mais longas do que o centro.

Para disfarçar testa grande

A hairstylist Mari Nicácio indica para quem tem testa grande uma franja longa, na altura da bochecha e usada de lado.

Dica: É importante ressaltar que só o corte não faz milagre. O ideal é combinar penteado e look para disfarçar testa grande. Neste caso, use um batom de tonalidade bem forte para dar foco à boca. Também aposte em colares para destacar o pescoço e tirar a atenção da testa.

Para quem tem a testa pequena

O ideal neste caso é ter uma franja que parta do topo da cabeça e termine na altura da sobrancelha. A base da franja deve ser reta. "Com esse corte, a testa fica mais alongada", diz Mari.

O que você precisa saber antes de decidir cortar franja

Qualquer mulher pode ter franja, mas antes de tomar a decisão de que quer mesmo cortar as madeixas deve saber que a "franjinha" exige certos cuidados.

Em primeiro lugar, a franja combina com variados comprimento de cabelo, desde o chanel aos mais longos. A única ressalva é que a parte lateral da madeixa (perto da orelha) não pode ser muito curta. Isto porque ela precisa dar suporte à franja.

Em segundo lugar, quem opta pela franjinha também deve estar disposta a secá-la toda vez que lavar o cabelo. "É indispensável secar imediatamente após o banho para ficar com efeito de fios arrumadinhos", explica Mari.

Em terceiro lugar, a mulher que escolhe a franja curtinha deve trabalhar ou ter uma rotina em ambientes frescos, o que significa que aquelas que trabalham na rua, expostas ao sol e ao calor excessivo correm o risco de transpirar demais e ficar com a franja com aspecto oleoso.

Em quarto lugar, as mulheres de cabelos crespos ou enrolados podem ter franja também, mas o melhor, segundo o cabelireiro J. Alvim, é que seja cortada na altura do nariz ou da boca. "Elas até podem optar pela franja curta também, desde que tenham muita atitude para segurar esse estilo", comenta Mari.

Dicas de como cuidar das franjas

A primeira dica é pentear a franja para frente assim que sair do banho e em seguida secar com secador com vento na diagonal do lado esquerdo, depois do lado direito e na frente e, por úlitmo, colocar a mão sobre a franja até esfriar.

Outro jeito de secar a franja e que também funciona é usar o secador de cima para baixo e depois pentear com a escova por baixo e o secador por cima. Lembre-se que a temperatura do secador não deve estar muito quente.

Para que a franja fique mais controlada, o ideal é usar leave-in. Bons produtos, indicados pela hairstylist Mari Nicácio, são Nectar Thermique, de Kérastase, que deixa a franja mais lisa por mais tempo e ainda protege do calor do secador e Liss Control, da linha Tecni Art da L'Oréal Professionel. Mas atenção na quantidade de produto que aplicar. O excesso pode deixar os fios pesados. "O ideal é usar a quantidade correspondente ao tamanho de uma ervilha, distribuir o produto entre as mãos e aplicar na franja com a ponta dos dedos", ensina a especialista. 

veja também