O visual loiríssimo dá trabalho

O visual loiríssimo dá trabalho

Atualizado: Segunda-feira, 25 Julho de 2011 as 10:18

Apontado como cor fashion e copiado em massa Brasil afora, o visual loiro platinado e ultra claro virou tendência. "Essa onda de cabelos muito claros começou na Europa e veio para o Brasil pela televisão. Muita gente copiou, apesar da cor não ser adequada à pele mais escura e amarelada da brasileira", explica o colorista, Yuha Antero, do Mg Hair Design.

Segundo o visagista e autor do livro "Visagismo: Harmonia e Estética", editora Senac, Philip Hallawell, o visual fica bem em mulheres com a pele muito clara e avermelhada, como as suecas, russas e polonesas. "As mulheres tentam adequar o próprio biotipo à moda e não a moda ao biotipo. O contraste tão forte da pele com o cabelo muito claro fica exótico, soa artificial e deixa o visual caótico", diz.

Outro ponto negativo da moda loiríssima é a manutenção. Hidratações semanais com queratina, proteína e óleos hidratantes são fundamentais, já que os fios estão fragilizados. Além disso, o retoque da raiz é a cada 15 dias. Haja bolso, disposição e saúde dos fios.

"Para se descolorir os cabelos é necessário que se abra as cutículas dos fios e que se oxide a melanina, o pigmento que dá a cor aos cabelos. Esta oxidação se faz com água oxigenada a 40 volumes. Tudo isso danifica o cabelo deixando-o mais frágil, especialmente se não for bem realizado", explica o tricologista Valcinir Bedin.

A sugestão para voltar à cor natural e aposentar a moda platinada é escurecer a raiz lentamente com a ajuda de tonalizantes. "As pontas podem ficar mais claras porque isso é moda de verão. O processo precisa ser gradativo para preservar a saúde dos fios", diz Yuha.

O loiro até pode ser usado, mas restrito às mechas e pontinhas do cabelo. Quem fez a transformação já deve estar cansada da moda passageira, cara e desgastante para o fio. Sem medo de errar, deixe os fios dourados e na tonalidade mais natural ao combinar com a sua pele e tipo de fio. Fugir dos modismos é o primeiro passo para um cabelo saudável.

veja também