Obsessão com corpo atinge metade das adolescentes

Obsessão com corpo atinge metade das adolescentes

Atualizado: Quarta-feira, 30 Novembro de 2011 as 8:22

As mulheres vivem sob pressão para atingir um ideal de beleza e os homens cada vez mais se preocupam com a aparência. Essas informações são velhas conhecidas. A questão agora é que a pressão tem papel de destaque na vida de jovens de 11 a 16 anos, de ambos os sexos.  

Uma pesquisa realizada com 810 jovens por uma instituição sem fins lucrativos na Inglaterra, a Central YMCA, e publicada pelo jornal Daily Mail, descobriu que metade das meninas e um terço dos garotos estão dispostos a tomar medidas extremas para ficar com a aparência desejada ou atingir o peso ideal.

Isso inclui ingerir substâncias para ganho de massa muscular, o que fazem 10% dos meninos, e consumir remédios com efeito laxativo ou pílulas para emagrecer, atitude mantida por 16% das entrevistadas. Um quarto de todos os pesquisados gostaria de ser submetidos a cirurgias plásticas para ganhar aparência parecida com personalidades da televisão.

A pesquisa aponta que cada vez mais pessoas jovens estão sendo atingidas por questões relacionadas à aparência, e completa informações como a do levantamento que revelou que casos de anorexia foram detectados em meninas de apenas cinco anos.

veja também