Odontologia Estética.

Odontologia Estética.

Atualizado: Segunda-feira, 18 Abril de 2011 as 9:04

Se você tem uma boa apresentação e se expressa bem, saiba que isso não é suficiente quando seus dentes não são bem cuidados. Neste caso, a estética bucal torna-se muito importante para valorizar seu rosto e melhorar sua qualidade de vida. Dr. Antonio Sérgio Barbieri é um cirurgião-dentista especialista em Odontologia Estética.

Ele atua na área há 20 anos e utiliza materiais e técnicas que, além de recuperar a saúde bucal, proporcionam um sorriso estético ao seu paciente. "Todos sabemos o constrangimento que pode causar um sorriso inadequado. Além da timidez, a pessoa isola-se e acaba perdendo oportunidades, tanto sociais quanto profissionais", afirma o especialista.Essa relação entre um sorriso bonito e a auto-estima do paciente exige que o cirurgião-dentista exerça um pouco o papel de psicólogo. "Procuro ao máximo descobrir quais são as suas expectativas e ansiedades, e deixo-o totalmente à vontade para planejarmos e realizarmos juntos o melhor tratamento para o caso. Assim, cria-se uma relação de confiança", explica Dr. Sérgio.Para o especialista, a odontologia deve ser encarada de forma holística, levando-se em conta os estudos facial, gengival e dental.

"Com essa base deve-se planejar o sorriso de modo a deixá-lo em harmonia com o rosto", esclarece.Os principais procedimentos na odontologia estética são: clareamento dental (várias técnicas), troca de restaurações metálicas por estéticas, colocação de facetas laminadas em porcelana (que resolvem vários problemas, entre eles diastemas, que são espaços entre os dentes), colocação de coroas em porcelana livres de metal (que podem substituir as antigas próteses que apresentam sombras escuras), grandes reabilitações e outros. Na prática da odontologia estética, é preciso ter conhecimento dos segredos dos materiais e técnicas, portanto, manter-se atualizado é fundamental.

"Sem dúvida a odontologia é muito dinâmica e todos os dias aparecem métodos e materiais novos. Importante frisar, porém, que não adianta tecnologia, se o principal, que é a técnica, não for dominada e realizada corretamente pelo profissional. A odontologia é uma profissão artesanal e são esses detalhes que darão sucesso e longevidade ao trabalho" diz o Dr.Sérgio.Com resultados eficientes a odontologia estética vem crescendo e cada vez mais se torna acessível a muitas pessoas que desejam melhorar o sorriso.  

veja também