Operação Verão

Operação Verão

Atualizado: Terça-feira, 2 Dezembro de 2008 as 12

O inverno acabou e deixou suas marcas. O clima frio e seco fez nossa pele desidratar, ressecar, perder a elasticidade e a vitalidade. Agora chegou o momento de reparar todos esses estragos e, claro, já ir se preparando para o sol. Afinal de contas, logo, logo ele vai estar pintando por aí!

Ao contrário do que muita gente pensa, o segredo de um bronzeado perfeito não é esfoliar antes e hidratar somente depois do sol. Pelo menos não nessa ordem.

O jeito certo de preparar sua pele é usando esta dupla com bastante antecedência, de preferência alguns meses antes da chegada do verão. Uma pele bem hidratada  ganha um bronzeado mais luminoso e duradouro, sem falar que fica mais protegida dos efeitos nocivos do sol. A esfoliação é apenas um coadjuvante, ajudando a retirar as células mortas e deixando a pele mais preparada para receber cremes e tratamentos.

Plano de ação

1. Esfoliação

A partir de agora, passe a incluí-la na sua rotina de cuidados faciais e corporais. Escolha produtos específicos para cada região e use-os sempre com o auxilio da água, seja com a pele umedecida ou durante o banho. Veja as dicas:

• O bom resultado depende muito mais da massagem que da fricção sobre a pele. Na hora de aplicar não use a força, faça apenas movimentos circulares e suaves.

• Produtos líquidos ou na forma de gel, em geral, possuem partículas abrasivas mais regulares e realizam uma esfoliação mais homogênea sobre o corpo. Reserve a bucha vegetal e as receitas caseiras (feitas com açúcar ou aveia) para as regiões mais ásperas como pés, canelas, joelhos e cotovelos.

• Não esqueça de passar o produto no bumbum e atrás dos braços, locais que costumam concentrar bolinhas de sebo ou pequenas espinhas.

• O esfoliante jamais deve ser usado mais do que uma vez por semana. Exagerar pode acabar retirando a proteção natural da nossa pele, tornando-a ainda mais sensível ao ressecamento e as agressões externas.

• Saiba que a esfoliação também pode ser uma grande aliada da sua depilação nesta época, ajudando a desobstruir os poros e a liberar os pêlos encravados. Entretanto, ela deve ser feita sempre antes da sua sessão de depilação, já que depois sua pele estará bem mais sensível e irritada.

 2. Hidratação + nutrição

Cremes hidratantes comuns devem ser usados depois do banho e são excelentes umectantes, ajudando a proteger a pele do ressecamento. Mas talvez só ele não seja suficiente para recuperar os estragos do inverno passado.

É hora de também investir em tratamentos nutritivos, os únicos capazes de repor nutrientes e elementos essenciais que sua pele andou perdendo. Há inúmeros cosméticos deste tipo à venda, mas você também pode trocá-los por sessões de hidratação profunda oferecidas em clínicas de estética ou dermatologia. Às vezes acaba compensando, já que os cremes nutritivos costumam ser mais caros.

Lembre-se também de usar apenas sabonetes neutros a partir de agora, esquecer os banhos muito quentes e ingerir bastante líquido. Isso também vai ajudar a sua pele a manter-se sempre hidratada.

veja também