Os cuidados antes e depois de realizar tratamentos de beleza

Os cuidados antes e depois de realizar tratamentos de beleza

Atualizado: Sexta-feira, 14 Outubro de 2011 as 9:43

Realizar um tratamento de beleza, seja ele qual for, gera sempre uma ansiedade pelo resultado. Quando se trata da pele, a expectativa é maior, pois os efeitos estão visíveis e fazem toda a diferença. Mas, para garantir os melhores resultados, é importante que a paciente siga algumas recomendações. É claro que cada processo requer um cuidado antes e depois da sessão, mas genericamente é possível listar algumas precauções para o sucesso de qualquer tratamento da pele. Veja a seguir o que fazer pré e pós-sessão. 

Antes da sessão

Evitar exposição ao sol para que a pele não fique fragilizada é o primeiro cuidado. Com isso, antes de depilações com cera, com laser ou fotodepilação, por exemplo, o ideal é que a pele não esteja bronzeada. 

Nos processos depilatórios com cera também é importante que a mulher não esteja fazendo nenhum tipo de tratamento com ácido. “Cremes ou outros cosméticos com ácido deixam a pele muito sensível. Uma semana antes da depilação é essencial que o uso do ácido seja suspenso”, recomenda Dra. Gabriela Casabona, dermatologista do Hospital Samaritano. 

Dependendo da maioria dos tratamentos, não é preciso suspender totalmente a exposição ao sol, mas em qualquer ocasião o filtro solar é indispensável. “Passe o protetor antes de sair de casa e reaplique-o ao longo do dia, especialmente quando lavar o rosto e as mãos”, diz Gabriela. 

Em relação ao uso diário de hidratantes e outros cosméticos, antes de iniciar um tratamento, o ideal é consultar um dermatologista para saber se será necessário parar de usá-los, pois eventualmente podem causar irritações. 

“Beba sempre bastante líquido para ajudar na hidratação da pele. Tratamentos de rejuvenescimento ou emagrecimento podem ser auxiliados desta forma”, acredita Gabriela.

Depois da sessão

Assim como antes de iniciar o tratamento, a exposição solar pós-sessão pode traumatizar a pele. “Por isso, não saia de casa sem filtro nas regiões tratadas e reaplique-o a cada duas horas”, fala Gabriela. Depois da depilação com cera, é interessante que a mulher realize esfoliação. “Recomendo a esfoliação por cinco dias e hidratação do local”, diz Dra. Gabriela. 

Mulheres que fazem peeling devem ficar atentas ao pH do sabonete que será usado pós-tratamento. “É importante perguntar o pH indicado ao dermatologista para não irritar a pele. Além disso, é preciso saber que protetor e hidratante podem ser usados”, alerta Dra. Gabriela. 

Os cosméticos utilizados habitualmente devem ser suspensos e trocados pelos recomendados pelo médico em todos os casos, assim como alimentos ricos em gordura, açúcar e sal podem ser prejudiciais a alguns tratamentos. “Evite”, pontua a dermatologista.

Para tratamentos ou depilação com laser, é importante suspender o uso de ácidos. “Essas substâncias podem causar lesões na pele. Recomendo também que pessoas em tratamento com laser fiquem aproximadamente 30 dias sem se bronzear”, completa Dra. Gabriela. 

Lembre-se: antes, durante e pós qualquer tratamento, tomar bastante líquido e hidratar a pele sempre que possível também é fundamental. 

veja também