Os cuidados com os cabelos e pele devem continuar durante o outono-inverno

Os cuidados com os cabelos e pele devem continuar durante o outono-inverno

Atualizado: Terça-feira, 25 Março de 2008 as 12

Os cuidados com os cabelos e pele devem continuar durante o outono-inverno  

O inverno está chegando e com ele vêm os dias frios, secos e com ventos fortes. Esse clima predominante na estação fria também prejudica muito os cabelos e a pele. Por esse motivo, os cuidados com a beleza devem permanecer durante essa época do ano.

Dicas para aproveitar a estação mais aconchegante do ano, sem acabar com o cabelo e a pele:

Cabelos

Os impactos negativos do inverno sobre os cabelos são muitos, embora mais sutis do que no verão. Portanto, alguns cuidados ainda devem ser tomados para preservar a saúde e beleza dos fios.

Durante o inverno o uso do secador é mais freqüentes, o que ajuda também no ressecamento dos fios. A dica é não utilizá-lo em uma temperatura muito quente e mantê-lo a uma distância de pelo menos 15 centímetros para não agredir os fios.

Hidratar os cabelos durante essa estação também é muito importante. Segundo Alysson Moraes, cabeleireiro do Mye - centro de Beleza, os cabelos devem ser submetidos uma hidratação profunda, ao menos uma vez por semana, para manter o brilho e a maciez.

"Uma queixa muito comum nesta época do ano é a queda de cabelo. A queda não tem a ver diretamente com a estação do ano. Nos invernos secos, o organismo costuma perder mais água e os fios ficam mais secos, logo se não tomar alguns cuidados, como ingerir muito líquido e fazer hidratação capilar, a desidratação piora e resulta na quebra e queda dos fios", explica Moraes.

Segundo o cabeleireiro, a água quente não é adequada para lavar os cabelos. Além disso, os shampoos e condicionadores devem ser adequados ao tipo de cabelo e de boa qualidade. Aproveitar o banho para massagear o couro cabeludo é muito importante, uma vez que ajuda estimular a circulação sanguínea e a oxigenação.

"Lembre-se: depois do banho seque o cabelo. Nunca durma com os cabelos molhados, isso favorece o aparecimento de fungos e bactérias que danificam os fios; além disso, pode resultar num forte resfriado", finaliza Moraes.

Pele

A maior preocupação com a pele no inverno é a hidratação, a pele fica muito ressecada e com rachaduras. É importante não esquecer do hidratante após o banho, vale também usar um óleo nas partes mais ressecadas. "O uso da bucha é permitido para o corpo, pois ajuda a eliminar as células mortas e ajuda a intensificar a hidratação. A procura por produtos adequados a cada tipo de pele é importante, pois ao contrário do que muita gente pensa, a pele oleosa também precisa ser hidratada", explica Andréia Safon, esteticista no Mye.

O banho não deve ser muito demorado e a água deve ser morna, para que a pele não se desidrate e perca a proteção natural. Além disso, dê preferência aos sabonetes mais emolientes e suaves aos muito coloridos e perfumados.

Para lavar a pele do rosto, a água deve ser sempre fria e o uso de bucha não é indicado. O ideal é usar uma loção ou gel de limpeza, em seguida, um adstringente para fechar os poros e finalizar com um hidratante com filtro solar. Nos lábios use hidratantes com filtro solar e manteiga de cacau para hidratar e proteger, a pele dos lábios é muito fina e está sempre exposta aos agressores como sol, vento, frio e água.

Aproveitar os dias ensolarados também é importante, uma vez que a exposição ao sol estimula a hidratação natural da pele, mas sempre com filtro solar, pois os raios ultravioletas agem mesmo em dias de chuva.

Ambos os profissionais lembram que beber água é essencial no inverno para manter tanto a pele quanto os cabelos sempre hidratados. "Não se esqueça que hidratar por dentro é fundamental. Beber dois litros de água é uma regra que deve ser praticada diariamente, faça frio ou calor", finaliza Andréia.

veja também