Os cuidados da beleza durante a noite

Os cuidados da beleza durante a noite

Atualizado: Quarta-feira, 20 Julho de 2011 as 9:27

Quase todos os homens e mulheres gostam de usar produtos para eliminar acne, rugas, estrias, flacidez, entre outros artifícios para amenizar as indesejáveis marcas do tempo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é o terceiro país do mundo que mais consome cosméticos, perdendo somente para os Estados Unidos e Japão. Há no mercado, entretanto, muitas opções de cosméticos que podem ser usados durante o dia e à noite. Mas, como saber qual é o ideal?

De acordo com o dermatologista e professor da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dr. Marcelo Bellini, os cosméticos noturnos são mais relevantes e benéficos para a pele. "Durante à noite, acontece a renovação celular da pele devido a estímulos hormonais. Antes de irmos dormir, portanto, é importante reforçar a pele com cosméticos que contenham princípios ativos hidratantes, nutritivos, firmadores ou tensores, estimuladores de colágeno, entre outros aceleradores da renovação celular", explica o dermatologista.

Durante o dia, o mais indicado é fazer bastante uso do filtro solar e da maquiagem. Já à noite, momento em que homens e mulheres estão em casa mais tranqüilos, é indicado usar produtos para a face, área dos olhos, colo e pescoço. Se estas dicas forem seguidas diariamente, aparecerão efeitos notáveis na pele, como viscosidade, hidratação, redução de inchaço e maciez. "A diferença vai ser sentida logo ao acordar. Com o uso de cosméticos utilizados regularmente durante o sono, as células da pele se tornarão mais saudáveis e resistentes aos danos do dia (sol, poluição, cigarro, entre outros), comenta Dr. Bellini.

É fundamental antes de aplicar os cosméticos noturnos, utilizar um leite, um gel ou mousse de limpeza para se obter uma higienização profunda a fim de adquirir uma melhor penetração dos princípios ativos durante o sono. "Não podemos nos esquecer de que na hora de aplicar os produtos noturnos, devemos realizar movimentos de aplicação antigravitacionais, que também ajudam na estimulação da circulação (o que facilita a absorção), ou seja, na fronte do centro para a periferia, nas bochechas de baixo para cima, idem para o pescoço. Na área dos olhos, pálpebra superior de dentro para fora e inferior de fora para dentro completando um círculo", completa o dermatologista.

Veja quais os melhores ativos para à noite:

  Renovadores: Ácido retinóico; ácido glicólico e ácido mandélico; Hidratantes potentes; Ácido hialurônico; GPS; Aquaporine active; NMF e o exclusivo sistema com ação global sobre todas as manifestações do envelhecimento cutâneo, Anti-OX Night. Ele contém alta concentração de bioativos de última geração para combater a formação de radicais livres, promoverem hidratação intensa e intensificar o ciclo de reparação celular durante o sono.

  Tensores e firmadores: Tensine, Raffermine, liftiline, DMAE.   Estimuladores de colágeno: Densiskin, Procollasyl, hidroxiprolisilane, Redens`in, gatuline expressions.   Nutritivos: Vitamina C, vitamina E, oligoelementos (zinco, cobre e selênio).   Antioxidantes: Chá verde, coffeeskin, melscreen, phicojuvenine.   Redutores de olheiras: Eye Contour Complex, Biophitec, ácido kójico, ácido fítico.   Redutores de inchaços da área dos olhos: Nodema, Regu-Age, Bioskin up.   Clareadores: Hidroquinona, ácido kójico, ácido fítico, licorice, algowhite, skin whitenning complex.  

veja também