Os erros mais comuns no cuidado com os cabelos

Os erros mais comuns no cuidado com os cabelos

Atualizado: Quarta-feira, 30 Janeiro de 2008 as 12

Por Myrian Rosário

Qual é a atitude dos brasileiros quando o assunto é lavar os cabelos? Os resultados de uma pesquisa realizada pela professora Kátia silva Nunes, na Universidade Estácio de Sá, são o que se poderia chamar de "alarmantes". "Esse é um quesito muito difícil de avaliar, mas o que mais impressiona na pesquisa é o fato de que ainda existem pessoas que só lavam os cabelos uma vez por semana. Num clima quente como o do Brasil, o ideal é que se faça, no mínimo, duas lavagens por semana para evitar o acúmulo de oleosidade, resíduos externos e de cosméticos", ensina Kátia Nunes. "Ao contrário do que muita gente pensa, lavar os cabelos não provoca queda e nenhum outro malefício", desmistifica.  

A pesquisa também mostra que, cerca de 70% da população, têm o hábito de trocar a marca de shampoo e condicionador com freqüência. O uso inadequado de hidratante e condicionador é outro fato que chama a atenção. "O hidratante foi formulado para o tratamento dos fios, exclusivamente.

Sua função e eliminar a eletricidade e recondicionar os fios depois do shampoo e a sua aplicação no couro cabeludo é contra-indicada, pois leva ao excesso de oleosidade. Apesar disso, muitas pessoas, inclusive profissionais com pouca informação, aplicam o hidratante ou o condicionador no couro cabeludo e ainda fazem massagem, o que é um absurdo", comenta a pesquisadora.  

Outro erro comum é observado entre as pessoas de cabelos crespos e cacheados. "A maioria das pessoas de cabelos étnicos, devido à dificuldade em pentear e desembaraçar os fios, lavam os cabelos só uma vez por semana e nos outros dias passam água, creme ou óleo de silicone, provocando acúmulo de produto, ressecando ainda mais os cabelos e gerando excesso de oleosidade no couro cabeludo, caspa e queda. É preciso deixar claro que shampoo não resseca os cabelos. Por isso, é tão importante o uso do tipo indicado para cada tipo de cabelo".    

veja também