Os perigos do salão de beleza.

Os perigos do salão de beleza.

Atualizado: Segunda-feira, 25 Abril de 2011 as 9:11

Fique atenta! Para algumas mulheres, uma visita ao salão causa problemas que você nem imagina! Se não forem bem higienizados, os materiais usados para fazer as unhas ou depilar o corpo podem transmitir micoses e infecções. "A pessoa pode contrair doenças graves, como hepatite C e aids", alerta o dermatologista Marcio Rutowitsch, do Rio de Janeiro. Saiba quais são os perigos que você corre numa sessão de vaidade e aprenda a fugir dessas armadilhas.   Kit individual para unhas Os dermatologistas afirmam que ter um kit individual para as unhas é a melhor saída para evitar "doenças de salão". Inclua nele alicate para cutícula, lixa e palito. Não compartilhe esses objetos e limpe-os com cuidado.  

Alicate

A umidade e os restos de pele que ficam nas lâminas podem contaminar as unhas com fungos e bactérias que causam doenças. Para limpar o alicate, deixe-o de molho por alguns minutos em água fervente ou álcool 70º. Nunca empreste-o.  

Lixa e palito

Opte pelos descartáveis, de madeira, e jogue-os fora após o uso.   Escovas e pentes Perigos

Como a caspa não é transmissível, o único risco é pegar piolho, parasita mais comum em crianças.  

Prevenção

"Os fios de cabelo devem ser removidos. Depois, é preciso lavar esses utensílios com água e sabão e mergulhá-los em hipoclorito de sódio a 1% por 30 minutos. Para finalizar, basta enxaguar e secar", ensina Mônica Valin, especialista da Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro   Lixas de unha e espátulas Perigos

Elas podem ter fungos e causar micoses ou infecções nas unhas.  

Prevenção

Esses objetos devem ser descartáveis e nunca reaproveitados.   Potinhos para pés e mãos Perigos

Se estiverem sujos, provocam micoses.  

Prevenção

Use um plástico para revestir o pote ou confira se ele foi lavado com água e sabão.  

veja também