Os produtos ideais para cuidar das cutículas

Os produtos ideais para cuidar das cutículas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:14

As cutículas funcionam como uma proteção natural das unhas e do nosso organismo. Embora algumas mulheres sintam a necessidade de tirar as cutículas ao fazer as unhas, não é o recomendado. O melhor é empurrá-las com o auxílio de uma espátula.

Pode parecer conversa furada, mas retirar as cutículas facilita que doenças e contaminações causadas por bactérias possam comprometer a nossa saúde. Além disso, o risco que se tem de deixar a região das unhas inflamadas e machucadas devido ao uso inadequado do alicate é ainda maior.

As cutículas que não são removidas precisam de cuidados para se manterem macias e bem hidratadas. Afinal, elas são a região mais delicada das mãos.

O segredo para evitar cutículas com aspecto de picotadas, com a pele levantada ou até mesmo grossas pode estar em alguns produtos. Confira agora nossas sugestões, fique por dentro dedicas de produtos para cuidar das cutículassem precisar retirá-las e saiba como garantir sempre um acabamento impecável ao aplicar o esmalte.

Removedor de esmaltes

A primeira dica para evitar cutículas ressecadas é trocar a acetona pelo removedor de esmaltes, que é menos agressivo. O diferencial é que os removedores não possuem acetona em sua fórmula, mas contêm óleos que combatem o ressecamento, não enfraquecem as unhas, não mancham e apresentam um cheiro muito mais suave. Os removedores de esmaltes podem ser encontrados nas versões de lenços para as unhas, líquido ou hipoalergênico, para quem tem algum tipo de alergia.

Hidratação

Aplique um creme hidratante sempre após lavar as mãos e antes de dormir. Invista em um bom produto, de preferência que tenha ureia ou lactato de amônio na composição, ingredientes que garantem unhas e cutículas bem hidratadas.

Antes de fazer as unhas, a hidratação pode ser feita colocando as mãos com o produto hidratante na água morna por até 10 minutos. Se preferir uma hidratação mais prolongada, aplique o produto em maior quantidade por toda a mão, coloque luvas plásticas e deixe agir por no máximo 30 minutos. Em seguida, lave as mãos e confira o resultado.

Outra opção de produtos para hidratar as cutículas são os óleos ou ceras, que também proporcionam o efeito de maciez.

Esfoliação

Para aqueles dias em que as cutículas estão muito evidentes, com as pontinhas levantadas e o método de empurrar com a espátula ou a hidratação não ajudam, é necessário fazer uma esfoliação. O esfoliante de cutículas elimina as células mortas, ajuda a revitalizar a aparência e evita que elas ressequem. O produto contém pequenas partículas naturais com ação hidratante, nutrientes que dão proteção e estimulam a regeneração celular das cutículas.

No mercado existem esfoliantes na versão em gel, que vêm em frascos similares aos dos esmaltes. Outra opção é preparar um esfoliante de cutículas caseiro. Anote aí a receita: 1 colher de chá de açúcar, algumas gotas de amolecedor de cutículas ou creme a base de cravo. Misture bem os ingredientes até formar uma pasta e aplique sobre as unhas, massageando em sentido circular. Depois, enxague bem.

Faxina com proteção

Evite o contato direto das mãos com os produtos de limpeza na hora da faxina, pois além de causar alergias nas mãos, os produtos retiram o brilho dos esmaltes, deixam as unhas opacas e descascadas. O pior é que as cutículas também sofrem, pois ficam bastante ressecadas e com as pontinhas levantadas. E para fazer uma faxina com proteção, é indicado usar luvas de borracha sempre que possível, em qualquer atividade doméstica.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições